Projeto Eatrip na reta final !!

Jojoscope mostra a Pousada Nautilus, nosso quartel general nesta expedição gastronômica.

 

Pousada Nautilus: um convite a uma imersão especial. Todas as fotos da Pousada: Leonardo Papini
Deck privativo permite uma visão ampla para o mar verdejante.
Caminhos internos da Pousada: convite à meditação.

Falta menos de um mês para a partida! Nosso chef-guia Shin Koike, já começou a preparar o cardápio, com base nos peixes e frutos do mar que encontraremos lá em Ilha Grande. Um dos destaques será a vieira, colhida na hora e preparada com esmero por Shin. Mas avisamos: nossa excursão gastronômica estará focada numa culinária de conceitos, totalmente integrada com o ambiente que irá nos acolher. Brotos e vegetais serão preparados conforme os preceitos da culinária shôjin, a cozinha dos monges budistas. Longe de ser simplória, ela vem depurada por séculos de sabedoria.

Hoje vamos apresentar a Pousada Nautilus, que acolheu este projeto com muito carinho, e desde o começo tem se colocado como parceiro nesta iniciativa inédita. Administrada por Kazuo Jasbick Tonaki e sua família fantástica, prima pela acolhida calorosa e carinhosa.

A pousada é indescritível, e tem um charme natural que brota da terra e do mar, e envolto pela energia contagiante de seus proprietários. Ela tem uma prainha privativa, muito aconchegante, e está incrustrada na Mata Atlântica. De manhã, ao acordar você será recebido por tartarugas e milhares de peixinhos coloridos que vêm ao deck dar bom dia. E você já pode até aproveitar para dar um mergulho antes do café da manhã, pulando do deck !!!

E que café vos espera!! A Hiroko Odaka, esposa de Kazuo é quem comanda a cozinha, e ela é uma pâtissière de primeira, e prepara pães e bolos incríveis. E com esta vista para o mar, é uma dádiva que estará reservada para os que irão participar desta expedição.  Começaremos muito bem o dia.

Pães e bolos especialíssimos, super artesanais, saindo quentinho do forno todas as manhãs! Uma panificação impecável a cargo de Hiroko.

E das receitas que serão preparadas para esta expedição, um dos destaques será o tofu, feito lá mesmo, com água do mar, que contém o magnésio natural, que é o coagulante natural para a feitura do autêntico tofu caseiro. Vamos experimentar um tofu recém-coagulado,  derretendo na boca !!! A parceria será entre o chef Shin Koike, e a obatian dona Tsuruco, mãe de Hiroko, que detém os segredos desta receita. A vovó tem muitos segredos, que ela não deixa de revelar pra ninguém que esteja pronto para ouvir. Do alto de seus mais de oitenta anos, com a sabedoria de quem viveu em sintonia com a natureza, e turbinada pelo suco de aloé vera que ela mesmo planta, colhe e toma todos os dias, é um primor de energia e alto astral. Veja aqui, a reportagem que Olivier Anquier fez sobre a Pousada, mas em especial o tal suco de aloe vera da Obatyan, que parece ser um dos segredos de sua longevidade. Saiba como preparar, e muita coragem pra tomar!!

Vieiras cultivadas lá na Pousada ! Visita à criação estão programadas no Eatrip.

 

 

 

 

Kazuo, o proprietário é também instrutor de mergulho, e a pousada é procurada e recomendada pelos praticantes e amantes da submersão. Mas um outro projeto amplia os horizontes de Kazuo: a criação do peixe beijupirá. Os tanques ficam logo em frente à pousada, e nesta expedição, os participantes poderão ver como eles são criados. O projeto de Kazuo é pela sustentabilidade e tem tudo para dar certo. Outra criação que está sendo testada e obtendo êxito é o de vieiras. E é de olho neles, beijupirá e vieiras, que o projeto Eatrip está começando. Como o chef Shin irá prepará-los? O beijupirá é um peixe saboroso, com carne firme, muito apropriado para cozidos e grelhados. Vamos ver qual será a versão do mestre Shin!

A Kikkoman, tradicional marca de shoyu do Japão, estará presente nesta excursão. E de uma forma inusitada, mas bem de acordo com este espírito que antecede o verão. A Kikkoman produz vários tipos de molhos além do shoyu, e também algumas bebidas. Para o Eatrip, vamos testar o vinagre de romã e pêssego. Ele vem concentrado, e pode ser diluído em água, na proporção de 4 a 8 vezes. Por isso a garrafinha de 500 ml pode render até 4 litros de um suco refrescante de romã, com leve acento de pêssego, docinho e ligeiramente azedo. O chef Shin já se apropriou da garrafinha para fazer algumas experiências, e como sempre, inovador, vai passar longe da solução trivial e vai preparar uma sobremesa especialíssima, que ele batizou hoje de “Sunset Romã”. São gelatinas de alga ágar ágar, feitas com esse vinagre de romã concentrado em uma taça de champanhe bem borbulhante!!! Especialíssimo!!! Será servido durante as refeições do Eatrip.

O coquetel, batizado pelo chef Shin Koike, de "Sunset Romã", leva um vinagre adocicado de romã com pêssego. A delícia ainda leva champanhe geladíssima. Foto: Jo Takahashi

Para saber mais sobre o projeto Eatrip, clique aqui. Ou então, no banner Eatrip.

 

Deck no Nautilus, ao entardecer. Convite para uma cervejinha e petiscos de frutos do mar.
Salão de refeições do Nautilus: visão panorâmica.

 

Caiaques à disposição na prainha particular da Pousada.

 

Alguns quartos dão de cara para o mar. Envolvimento total com a natureza.

 

 

0Shares