Tarantino made in Japan

De 17 a 28 de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil SP recebe a Mostra 20 Anos de Takashi Miike. Pela primeira vez no Brasil, é exibida uma retrospectiva deste cineasta japonês que ganhou fama de diretor cult no fim dos anos 90 com o filme “Audition”, conquistando seguidores no mundo todo. A programação contempla 20 filmes, de diferentes períodos, de sua filmografia marcada por obras de temáticas polêmicas e de diferentes abordagens narrativas e estéticas.


Inédito no circuito mundial, o drama “Ichimei”, exibido na competitiva oficial do Festival de Cannes 2011, ganha sessão especial em 3D na Cinemark do Shopping Santa Cruz, às 20h, no dia 27 de agosto. Logo após a exibição, será realizado um debate com os curadores da Mostra e com Takashi Miike. Diretamente do Japão, o diretor conversará ao vivo, via Skype, com os espectadores presentes.

A seleção da Mostra inclui inúmeros filmes representativos da carreira do realizador. Desde os cultuados “Audition”, “Dead or Alive” e “Ichi The Killer”, até os filmes mais raros do início de sua carreira, como a trilogia Kuroshakai, que terá exibição completa em 35mm nesta retrospectiva, com “Shinjuku Triad Society”, “Ley Lines” e “Rainy Dog”. O panorama apresenta toda a diversidade de estilos de Takashi Miike, da comédia de aventura para crianças “The Great Yokai War”, passando pelo policial de máfia japonesa de “Agitator”, ao road movie fantástico “The Bird People in China”; do drama homossexual de “Big Bang Love” ao terror agressivo de “Imprint”. Destaque também para “Sukiyaki Western Django”, que conta com a participação no elenco de Quentin Tarantino, diretor norte-americano publicamente admirador das obras de Miike.

Segundo os curadores, Davi Pretto e Jéssica Preuss, todos os filmes são extremamente raros no Brasil, com a grande maioria ainda inédita. Somado a isso, os filmes serão exibidos nas bitolas em que foram concebidos, com cópias raríssimas em película 35mm.

Após a realização em São Paulo, a Mostra 20 Anos Takashi Miike seguirá para o Rio de Janeiro, onde permanecerá de 30 de agosto a 11 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil.

PROGRAMAÇÃO

Dia 17 – Quarta-feira

15h – The Happiness of the Katakuris

17h30 – Nostalgia

19h30 – Audition

Dia 18 – Quinta-feira

15h – Izo

17h30 – Fudô: The New Generation

19h30 – Bird People in China

Dia 19 – Sexta-feira

15h – City of Lost Souls

17h30 – Imprint

19h30 – Ichi The Killer

Dia 20 – Sábado

13h – Nostalgia

15h – The Happiness of the Katakuris

17h30 – 13 assassins

20h – Big Bang Love

Dia 21 – Domingo

13h – Fudô: The New Generation

15h – Bird People in China

17h30 – City of Lost Souls

19h30 – Imprint

Dia 24 – Quarta-feira

15h – Great Yokai War

17h30 – Shinjuku Triad Society

19h30 – Ichi The Killer

Dia 25 – Quinta-feira

14h30 – Agitator

17h30 – Rainy Dog

19h30 – Dead or Alive

Dia 26 – Sexta-feira

15h – Shangri-la

17h30 – Ley Lines

19h30 – Sukiyaki Western Django

Dia 27 – Sábado

12h30 – Izo

15h – 13 assassins

17h30 – Sukiyaki Western Django

20h – Ichimei, em 3D – SESSÃO NA CINEMARK SANTA CRUZ

Após a exibição será realizado debate com Takashi Miike, ao vivo, via Skype.

Dia 28 – Domingo

17h – Audition

19h30 – Big Bang Love

FILMES NA PROGRAMAÇÃO

ICHIMEI (一命)– INÉDITO NO BRASIL – EXIBIÇÃO EM 3D NA CINEMARK DO SHOPPING SANTA CRUZ

Título internacional: “Hara-kiri” / Japão, 2011, 126 minutos, cor, 16 anos

Elenco: Ebizô Ichikawa, Eita e Hikari Mitsushima

Uma história de vingança, honra e desgraça, centrada em um samurai empobrecido que descobre o destino de seu cunhado ronin, dando início a um tenso conflito de vingança contra um senhor feudal. Refilmagem do filme “Harakiri” (1962), de Masaki Kobayashi. Première mundial com exibição em 3D na competitiva oficial do Festival de Cannes 2011. A estreia no Japão está prevista para outubro deste ano.

13 ASSASSINS (十三人の刺客)


Japão/Inglaterra, 2010, 141 minutos, cor, 35mm, 16 anos

Elenco: Kôji Yakusho, Takayuki Yamada e Yûsuke Iseya

Grupo de assassinos une-se em missão suicida para matar um lorde cruel. Première mundial na competitiva oficial do Festival de Veneza em 2010. Exibido também no Toronto International Film Festival, Sitges International Fantastic Film Festival, Rotterdam International Film Festival e London Film Festival.

SUKIYAKI WESTERN DJANGO (スキヤキ・ウェスタン・ジャンゴ)

Japão, 2007, 121 minutos, cor, 35mm, 18 anos

Elenco: Hideaki Itô, Kôichi Satô e Quentin Tarantino

As gangues Genji e Heike duelam na cidade de ‘Yuta’, em ‘Nevata’, quando um pistoleiro letal chega ao local para ajudar uma prostituta a se vingar das duas gangues. Exibido no Festival de Veneza, Toronto International Film Festival, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Festival do Rio.

IMPRINT (インプリント〜ぼっけえ、きょうてえ〜)


Japão/EUA, 2006, 63 minutos, cor, beta, 18 anos

Elenco: Youki Kudoh, Michié e Toshie Negishi

Christopher é um jovem jornalista americano que vai ao Japão procurar a prostituta por quem se apaixonou e abandonou anos antes. Mas, ao ir para uma ilha isolada, percebe que o local é dominado por demônios humanos e prostitutas e que uma cortesã deformada aguarda a sua chegada. O filme foi feito para o projeto da televisão americana “Masters of Horror”, que reuniu grandes diretores do gênero. É tido como um dos filmes mais fortes e chocantes da parte “extreme” da carreira de Miike, com uma longa e assustadora cena de tortura.

BIG BANG LOVE, JUVENILE A – INÉDITO NO BRASIL (46億年の恋)


Japão, 2006, 85 minutos, cor, 35mm, 16 anos

Elenco: Ryûhei Matsuda, Masanobu Ando e Shunsuke Kubozuka

Um menino confessa o assassinato de outro em centro de detenção juvenil para garotos. Mais um exercício de estilo do que de narrativa, a história segue com dois detetives tentando desvendar o caso. Exibido no Berlin International Film Festival, Hong Kong International Film Festival, Toronto International Film Festival, Vancouver International Film Festival, London Film Festival.

THE GREAT YOKAI WAR (妖怪大戦争)


Japão, 2005, 124 minutos, cor, 35mm, 12 anos

Elenco: Ryûnosuke Kamiki, Hiroyuki Miyasako e Chiaki Kuriyama

A história de um garoto que se muda para uma cidade pequena após o divórcio dos pais. Em festival local, ele se torna um improvável herói ao ser escolhido como o “Kirin Rider,” o protetor de todas as coisas boas. Ele deverá então guiar os antigos espíritos Yokai do Japão na sua apocalíptica guerra contra estranhos monstros. Destaca-se por ser um filme da carreira do Miike feito “para toda a família”, com temática leve e divertida. Exibido no Festival de Veneza 2005, Toronto International Film Festival e Chicago International Film Festival.

IZO (Izo)


Japão, 2004, 128 minutos, cor, 35 mm, 18 anos

Elenco: Kazuya Nakayama, Kaori Momoi e Ryûhei Matsuda

Após matar dezenas dos homens do Shogun, Izo é capturado e crucificado. Ao invés de extinguir-se, é guiado pelo ódio até a Tóquio dos dias de hoje, onde se une aos desabrigados da cidade. Lá, Izo transforma-se em uma nova e melhorada máquina de matar, com toda a sua alma possuída pelo ódio devido ao seu tratamento durante a vida anterior. Exibido nos festivais de Veneza 2004, Vancouver International Film Festival, London Film Festival e Stockholm International Film Festival.

SHANGRI-LA金融破滅ニッポン 桃源郷の人々)– INÉDITO NO BRASIL


Japão, 2002, 105 minutos, cor, 35mm, 14 anos

Elenco: Shô Aikawa, Shirô Sano e Yu Tokui

Um tipógrafo à beira da falência encontra a salvação e conselhos pouco ortodoxos em um local inesperado em Shangri-la. Uma visão cômica da crise financeira no Japão. Baseado em romance de grande sucesso no Japão escrito por Yuji Aoki.

THE HAPPINESS OF THE KATAKURIS (カタクリ家の幸福 INÉDITO NO BRASIL


Japão, 2001, 113 minutos, cor, 35mm, 16 anos

Elenco: Kenji Sawada, Keiko Matsuzaka e Shinji Takeda

A família Katakuri acaba de abrir uma pousada nas montanhas. Infelizmente, o seu primeiro hóspede comete suicídio e, para evitar problemas, eles decidem enterrá-lo no quintal. As coisas se complicam quando o segundo hóspede também morre e a cova no quintal começa a ficar cada vez mais cheia… Exibido no Rotterdam International Film Festival, Tokyo International Film Festival, Chicago International Film Festival e Moscow International Film Festival.

ICHI THE KILLER (殺し屋1


Japão/ Hong Kong/Coreia do Sul, 2001, 129 minutos, cor, 35mm, 18 anos

Elenco: Tadanobu Asano, Nao Ohmori e Shinya Tsukamoto

No Japão, um chefe da máfia Yakuza desaparece com três milhões de yens. Os membros de sua gangue, liderados pelo masoquista Kakihara, iniciam uma busca, mas a agressividade dos métodos perturba os membros de outra gangue. Para complicar ainda mais, Kakihara contrata Ichi, um assassino psicopata, de infância obscura e secreta, controlado por um policial aposentado. Exibido no Toronto International Film Festival, Vancouver International Film Festival, London Film Festival e Rotterdam International Film Festival.

AGITATOR – INÉDITO NO BRASIL


Japão, 2001, 150 minutos, cor, 35mm, 18 anos

Elenco: Taisaku Akino, Mickey Curtis e Yoshiyuki Daichi

A violência entre duas famílias Yakuza tem início quando um jovem Yakuza perturba os clientes de um clube noturno da gangue rival. Quando o chefe da máfia é assassinado, Kenzaki promete vingar a sua morte. Takashi Miike aparece atuando brevemente no início do filme. Exibido no Tokyo International Film Festival, Rotterdam International Film Festival, Seattle International Film Festival e Sitges International Film Festival.

CITY OF LOST SOULS (漂流街 THE HAZARD CITYINÉDITO NO BRASIL


Japão, 2000, 103 minutos, cor, 35mm, 16 anos

Elenco: Teah, Michelle Reis e Kôji Kikkawa

Quando o brasileiro Mário tenta obter os documentos necessários para trazer sua namorada chinesa Kei para o Brasil, acaba envolvendo-se com tráfico de drogas, roubos, assassinatos e brigas de galo. Isso o leva a uma complexa série de dificuldades com traficantes chineses e japoneses, com a comunidade brasileira no Japão, com assassinos de aluguel, com um contrabandista russo e com a ex-namorada prostituta, mãe de uma menina cega. Exibido em importantes festivais como Toronto International Film Festival, Istanbul International Film Festival, Seattle International Film Festival, Stockholm International Film Festival, etc.

DEAD OR ALIVE


Japão, 1999, 105 minutos, cor, 35mm, 18 anos

Elenco: Shô Aikawa, Riki Takeuchi e Renji Ishibashi

Yakuza descendente de chineses e um policial japonês traçam seus caminhos no combate à máfia japonesa. Mas eles estão destinados a se encontrar e esse encontro mudará o mundo. Exibido no Tokyo International Film Festival, Fantasia Film Festival, Seattle International Film Festival, Moscow International Film Festival.

AUDITION (オーディション)


Japão/Coreia do Sul, 1999, 115 minutos, cor, 35mm, 18 anos

Elenco: Ryo Ishibashi, Eihi Shiina e Tetsu Sawaki

Após a morte da esposa, o executivo Aoyama é convidado pelo amigo cineasta Yoshikawa a participar de teste para a escolha de uma atriz. Seu amigo tem o plano perfeito contra a solidão de Aoyama: buscar nesta audição falsa a nova esposa perfeita para ele. O executivo se interessa por Asami, à primeira vista, uma bela mulher delicada e tímida, mas com algo misterioso em seu passado. Baseado em romance do escritor e cineasta Ryu Murakami, apelidado de “Maradona da Literatura Japonesa”. Exibido no Rotterdam International Film Festival, Seattle International Film Festival, Fantasia Film Festival e Vancouver International Film Festival.

YOUNG THUGS: NOSTALGIA (岸和田少年愚連隊)– INÉDITO NO BRASIL


Japão, 1998, 94 minutos, cor, 35mm, 16 anos

Elenco: Takeshi Caesar, Setsuko Karasuma e Yuki Nagata

Uma história nostálgica sobre crescer em Osaka durante os anos 60, esse retrato da infância é compassivamente desprovido de qualquer charme retrô ou ingenuidade. Ao mesmo tempo divertido, triste, violento e tocante, este filme mostra uma das melhores performances de Takashi Miike. Filme de conteúdo quase autobiográfico, no qual as semelhanças com a infância de Miike são inegáveis. A obra é tão pessoal que seu pai faz uma breve atuação.

THE BIRD PEOPLE IN CHINA (中国の鳥人)

Japão, 1998, 118 minutos, cor, 35mm, 14 anos

Elenco: Masahiro Motoki, Renji Ishibashi e Mako

Dois homens muito diferentes partem em jornada espiritual de tirar o fôlego no coração da China. Exibido no Vancouver International Film Festival, London Film Festival e San Francisco International Film Festival.

FUDÔ: THE NEW GENERATION (極道戦国志 不動)– INÉDITO NO BRASIL


Japão, 1996, 98 minutos, cor, 35mm, 18 anos

Elenco: Shôsuke Tanihara, Kenji Takano e Marie Jinno

Ambientada na ilha de Kyushu, o longa conta a história do bem sucedido estudante de ensino médio Riki Fudoh, que leva uma vida dupla no crime organizado. Com sua gangue de assassinos menores de idade, ele controla uma escola e pretende dominar toda a ilha.

SHINJUKU TRIAD SOCIETY (新宿黒社会 チャイナ・マフィア戦争) – INÉDITO NO BRASIL


Japão, 1995, 100 minutos, cor, 35mm, 18 anos

Elenco: Kippei Shiina, Tomorowo Taguchi e Takeshi Caesar

Primeira parte da Trilogia Kuroshakai. O policial Kiriya persegue o sádico chefe da máfia Wang. No entanto, a sua lealdade é testada quando seu ingênuo irmão começa a trabalhar para Wang.

RAINY DOG (極道黒社会 RAINY DOG)– INÉDITO NO BRASIL


Japão, 1997, 95 minutos, cor, 35mm, 16 anos

Elenco: Shô Aikawa, Lianmei Chen e Ming-Jun Gao

Na segunda parte da Trilogia Kuroshakai, um Yakuza desiludido e desempregado tem que cuidar do filho mudo e ilegítimo durante o período de chuvas em Taipei.

LEY LINES (日本黒社会 LEY LINESINÉDITO NO BRASIL


1999, 105 minutos, cor, 35mm, 18 anos

Elenco: Shô Aikawa, Samuel Pop Aning e Yukie Itou

Na última parte da Trilogia Kuroshakai, três amigos saem do interior do Japão em direção à Tóquio, onde se envolvem com uma prostituta. Quando todos decidem fugir juntos para o Brasil, roubam um chefe da Máfia e as coisas começam a se complicar.

Diretor Miike ao centro, com o ator Yakusho Koji (dir) no Festival de Veneza, em 2010, lançando "13 Assassins"

Serviço:

www.takashimiike.com.br

De 17 a 28 de agosto em São Paulo

Centro Cultural do Banco do Brasil SP – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Valor do ingresso: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)

Cinema: 70 lugares

Ficha técnica Patrocínio e realização: Ministério da Cultura e Centro Cultural do Banco do BrasilEmpresa produtora: Tokyo FilmesIdealização e Curadoria: Davi Pretto e Jéssica PreussPesquisa: Jéssica PreussCoordenação geral: Davi PrettoProdução executiva: Paola WinkProdução: Marina Volpatto
Design: Diego Medina
Assessoria de imprensa RJ: Claudia Oliveira
Assessoria de imprensa SP: Cinnamon Comunicação
Legendagem eletrônica: 4estações
Tradução de legendas: 4estações e Jéssica Preuss
Revisão de textos: Elizabeth PreussTransporte de cópias: KM Comex & TransportesWebsite: Davi PrettoVinheta e videorelease: Bruno Carboni e Davi Pretto

0Shares