Yosakoi Soran – A maior festa da dança japonesa !

Grupo Mugen Kyodai Foto: Bruna Nishihata

No dia 31 de julho, com duas apresentações no Espaço Via Funchal, o Festival Yosakoi Soran irá contagiar a cidade com um espetáculo de cores vibrantes e movimentos empolgantes

Dança japonesa, taikos, grupos formados com mais de 30 pessoas, figurinos coloridos e vibrantes, empolgação e muita energia são algumas das características do maior Festival de Yosakoi Soran do Brasil, realizado anualmente em São Paulo. Considerado o grande carnaval japonês fora do Japão, o Yosakoi Soran destaca-se por ser uma dança praticada principalmente por jovens que encontraram na tradição japonesa, uma forma de se divertir.

Grupo Escola Japonesa de Biritba Mirim Foto: Bruna Nishihata

O Yosakoi – “venha à noite” – é um tipo de música originária da província de Kouchi, dançada de maneira viva e vibrante. Soran é uma canção folclórica rítmica, comum entre os pescadores de Hokkaido, que usam a expressão como um grito de guerra. No Brasil, o Festival Yosakoi Soran é caracterizado como um espetáculo de cores e movimentos que contagia a todos com ritmo vibrante e muita energia.

Foto: Bruna Nishihata

O primeiro Festival Yosakoi Soran no Japão aconteceu em 1992 e contou com mais de mil participantes que se apresentaram para cerca de 200 mil pessoas que ficaram contagiadas pela alegria da dança. O evento é sempre realizado durante o verão japonês, onde os grupos se apresentam pelas ruas de Sapporo (capital de Hokkaido) e de Kouchi em blocos, como se fossem parte de uma gigantesca escola de samba, daí a alusão ao carnaval brasileiro.

Grupo Saikyou Foto: Bruna Nishihata

No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2003, no bairro da Liberdade com a participação de 12 grupos de dança. “Por aqui, o Festival acontece sempre na última semana de julho, nas férias de inverno e já conta com a participação de grupos de todo o Brasil. Este ano, teremos a participação de grupos de Brasília, Belém do Pará, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, unificando as culturas japonesa e brasileira, em uma mesma emoção de ritmos e movimentos”, conta Marcelino Hamasaki, presidente da Comissão Organizadora do Festival.

Foto: Bruna Nishihata

Premiação, um incentivo aos dançarinos

Em busca do constante aperfeiçoamento da prática do Yosakoi Soran no Brasil, o Festival Yosakoi Soran distribuirá R$20 mil em prêmios para os três primeiros colocados em cada categoria (Adulto e Juvenil), e um campeão geral (Grand Prix). Os grupos serão analisados por um júri composto por profissionais de dança, artistas e coreógrafos que analisarão três quesitos: Técnica, Criatividade e Harmonia.

A nota para a classificação será a média de pontos dada por cada um dos membros do júri e irá variar de 01 a 10 pontos (com alteração de 0,5 ponto). No caso de empate, será adotado o critério da maior média de nota da seguinte sequência: Criatividade – Harmonia – Técnica.

Cultura e ação social

Além de divulgar os valores culturais japoneses, o Festival Yosakoi Soran tem sido um importante instrumento de inclusão social. A preocupação social do evento transparece na forma adotada para o ingresso na plateia. Aberto ao público e gratuito, a entrada é dois quilos de alimento não perecível. Posteriormente, os alimentos são enviados para associações e entidades assistenciais beneficentes. “O objetivo é estimular a prática da solidariedade, oferecendo em troca um espetáculo para os sentidos”, explica Marcelino.

O Festival Yosakoi Soran é realizado pela Associação Yosakoi Soran Brasil. Mais informações pelo telefone (11) 3541-1809 e e-mail: yosakoisoran@gmail.com.

SERVIÇO:

9º Festival Yosakoi Soran

Data: 31/07/2011

Horário das apresentações: às 12h e às 17h

Local: Via Funchal

Endereço: Rua Funchal, 65 – Vila Olímpia

Entrada: 2 quilos de alimento não perecíveis

Informações: (11)3541-1809 / yosakoisoran@gmail.com

0Shares