Jardim Japonês: um oásis em Buenos Aires

Buenos Aires é sempre fascinante, e no início de outono a luz morna nos envolve com carinho, as sombras parecem ficar mais compridas e reforçam a nossa certeza de que esta cidade é realmente muito especial.

Foi numa destas tardes recentes que visitamos pela terceira vez, o Jardim Japonês, em Palermo. Localização privilegiada pelos amplos parques em seu entorno, Jardim Botânico, Zoológico e praças monumentais. O Jardim Japonês é uma pérola de encantamento arrebatador.

Oásis dentro de outro oásis: Jardim Japonês nos parques de Palermo
Pavilhão principal, com centro cultural e restaurante

Uma tarde percorrendo suas alamedas é um alívio para qualquer turista com agenda cheia, mas os portenhos também adoram passar a tarde lá, e encarar um almoço que pode se estender até as 4 da tarde, com vista deslumbrante para o jardim.

Pausa para um almoço tardio. O Restaurante abre também à noite, com opções variadas.

Muitas atividades no Jardim Japonês

Hoje, o Jardim Japonês é uma organização social, administrada pela Fundação Cultural Argentino-Japonesa. Seus 25 mil m2 de bem cuidada vegetação e lagos com carpas koi  são mantidas exclusivamente pelos ingressos (algo em torno de R$ 10,00) e mesmo suas atividades são inteiramente autofinanciadas pelos usuários.

O complexo foi construído para comemorar a visita dos então príncipes herdeiros Akihito e Michiko, a Buenos Aires, em 1967 e foi um presente do governo japonês para a Argentina.

25.000 m2 de manutenção impecável

Complexo Cultural e Ambiental Jardim Japonês

Mapinha para chegar no Jardin Japonés, clique aqui.

Veja AQUI a matéria publicada sobre o Jardim Japonês de Buenos Aires, na Made in Japan Online.

A boa notícia é que teremos um jardim japonês aqui no Brasil também brevemente. O Parque do Japão, na cidade de Maringá, está com 70% das obras concluídas e pretende ser o maior complexo paisagístico do gênero na América Latina. Com 52 mil metros quadrados, quando estiver pronto, terá mais do que o dobro do jardim japonês de Buenos Aires. Aguardem nova matéria sobre o Parque do Japão, brevemente.

Parque do Japão em Maringá, PR: a versão brasileira para o complexo cultural e paisagístico japonês, com as obras já bastante avançadas e em busca de sua sustentabilidade.

ブエノスアイレスの観光名所「日本庭園」は現在南米一の規模を誇る。2万5千平米の敷地には錦鯉が泳ぐ池、茶室、文化センターと料亭は毎日観光客のみならず、住民の憩いの場として親しまれている。ブラジルでは現在施工中のマリンガ市の日本庭園が5万2千平米の敷地を埋めており、70%完成している。

0Shares