A cultura pop animou este domingo véspera de carnaval e reuniu mais de 1500 pessoas no campus da UERJ Maracanã, na capital fluminense

Domingo cheio de sol e mais de duas mil pessoas faziam fila para entrar no Teatro Odylo Costa Filho. Quase metade ia ter que ficar de fora, por causa da lotação. Como primeira edição de uma convenção de cosplay no Rio de Janeiro, a fila já era o primeiro indício de sucesso. O corpo de jurados chegou para tomar lugar. Juri eclético, formado por gente da moda e da comunicação, que iria eleger 3 duplas, das 12 selecionadas dos quatro cantos do Brasil. O Instituto Japão Pop, realizadora deste evento, recebeu cerca de 400 vídeos antes de selecionar os finalistas.




O cosplay chegou ao Brasil como um fenômeno de cultura pop que teve origem no Japão, mas adquire contornos universais. No Brasil inteiro são realizados mais de 175 eventos relacionados a anime, mangá e cosplay, com periodicidade definida. Estes eventos reunem em média 2 mil pessoas, mas alguns como o SANA em Fortaleza, e o Animecom em São Paulo podem atingir mais de 40 mil pessoas.
O show teve atrações extras, como o dublador Wendell Bezerra, que faz as vozes dos personagens Goku (“Dragon Ball Z”), Bob Esponja e Edward Cullen (“Crespúsculo”). Teve ainda outras atrações como o Arena Game, para o público jogar, e o Anime Daiko, uma apresentação com tambores tradiconais japoneses.
O grande prêmio coube ao casal de Fortaleza, Paulo Roberto e Mara Sueli. A dupla interpretou uma cena do game Soul Calibur. O juri apreciou além da fidelidade dos figurinos, a sincronia da coreografia e o dinamismo de seus movimentos.
Já o segundo lugar coube ao casal Marcelo Fernandes e Thaís Jussim, do Rio de Janeiro, velhos conhecidos do público, pois já foram campeões brasileiros que representaram a nossa bandeira no World Cosplay Summit em Nagoya. Trouxeram a criação consagrada do duelo entre Sesshomaru e Inuyasha.
O terceiro lugar foi para os irmãos Mauricio e Monica Somenzari, de São Paulo, que também já levaram o nosso cosplay para o WCS no Japão. Eles trouxeram novamente os personagens de Angel Sanctuary.
A participação especial foi da dupla campeão do WCS Etapa Brasil 2010, Gabriel Niemietz e Gabrielle Valério.
Agora, o Brasil inteiro se organiza para participar da final brasileira do WCS, que acontece em São Paulo, no dia 24 de Julho.
A Dô Cultural esteve presente neste grande projeto, como divulgadora do evento também para o Japão.
リオデジャネイロで開催されたコスプレ・イン・リオ・ショー。2月20日。真夏の日曜日の昼下がり。ビーチよりもポップカルチャーを愛する若者約2000人がリオ州立大学キャンパス内の劇場入り口に並んだ。劇場の収容人員が1150席とあり、約半分は入場できなかった。会場ではコスプレ文化のみならず、ゲーム製品も紹介された。
コスプレはブラジル全国に普及されつつあり、国内では175件の企画が毎年各地で開催される。小規模事業でも2千人は集まり、サンパウロやフォルタレザなどでは4万人に達する。
7月にはサンパウロでワールド・コスプレ・サミットブラジル編が開催されるが、そこで優勝したカップルは名古屋の世界コスプレ大会に参加することになる。