Parallel Nippon: a arquitetura de hoje

Foi inaugurada ontem em São Paulo a exposição “Parallel Nippon – Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006 no Instituto Tomie Ohtake, onde permanece até o final de Janeiro de 2011.

É uma ótima oportunidade para conhecer a tendência recente da arquitetura japonesa, em evidência este ano sobretudo com a visibilidade do escritório SANAA, de Ryue Nishizawa e Kazuyo Sejima, vencedores do Prêmio Pritzker, o prêmio máximo da arquitetura mundial.

Composto por painéis de fotografias, maquetes e kirigamis, o público poderá conhecer as 124 obras arquitetônicas mais significativas construídas no Japão ou realizadas no exterior por arquitetos japoneses, ao longo do período compreendido entre 1996 a 2006.

A mostra reúne um time dos melhores arquitetos, como Shigeru Ban, Tadao Ando, Jun Aoki, Yoshio Taniguchi, Toyo Ito, Tomoyuki Utsumi, e ainda os suíços Herzog & de Meuron, além é claro, dos projetos do escritório SANAA.

Confira no site da Fundaçao Japão mais detalhes sobre a exposição.

SERVIÇO

Exposição
“PARALLEL NIPPON – Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006”

Período: 08 de dezembro de 2010 a 30 de janeiro de 2011
De terça a domingo, das 11h às 20h

Local: Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201 (entrada pela Rua Coropés, 88)
Pinheiros – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2245-1900

Entrada Gratuita

Realização:
Fundação Japão | Instituto Tomie Ohtake  | Instituto de Arquitetura do Japão  | Consulado Geral do Japão em São Paulo

**************************************************************

Jojoscope traz com exclusividade, uma série de teasers sobre esta exposição.

Projeto concebido por Jun Aoki & Associates, para o Museu de Arte de Aomori. É um projeto que aproveita as valas de terra batida com espaço expositivo.

Trata-se de um Ginásio de Artes Marciais construído na província de Kochi. O arquiteto Hisami Yamamoto dá um bom exemplo de utilização de cipestres da região, para criar grandes vãos: 15 metros de eixo a eixo, e 18 metros considerando o beiral. Foi empregada mão de obra artesanal, a indústria e a tradição local.

Um estúdio de cerâmica numa pequena cidade em Hiroshima promove educação ambiental e a rede de comunicação dos habitantes locais. Compartilhar ideias e criatividade e assegurar a transparência do design foi a meta programática deste projeto assinado por Hideki Yoshimatsu e Archipro Architects.

Itsuko Hasegawa ganhou notoriedade por seus projetos voltados aos espaços culturais. Neste projeto, em Niigata, os espaços destinados às artes performáticas, inclusive o teatro Nô, são envolvidas por cortinas transparentes. Jardins suspensos também enaltecem a leveza da estrutura.

O Art Piazza Binai é um projeto de requalificação de uma antiga escola primária como espaço de arte e cultura. Tratamento paisagístico primoroso, com obras do escultor local, Kan Yasuda.

Belíssimo projeto paisagístico  implantado na periferia de Sapporo. Projeto iniciado por Isamu Noguchi, e finalizado por seus discípulos. Lembrando sítios arqueológicos, tem praças enormes, uma área de 170 hectares cortados por ciclovias e cercado de florestas, compondo o universo artístico deste importante arquiteto paisagista nipoamericano, que também foi escultor, designer de mobiliário (é dele por exemplo, as famosas  luminárias bola de bambu e papel), e cenógrafo. Vejam aqui sobre o Isamu Noguchi Garden Museum, que reune algumas de suas obras, com especial destaque para suas esculturas em pedra.

Kengo Kuma realizou este museu de arte dedicado ao famoso gravurista Utagawa Hiroshigue, célebre pelas xilogravuras retratando as paisagens com o monte Fuji. Empregou o cedro Yamizo, produzido no próprio local, tanto na cobertura quanto na estrutura interna. E em seu espaço interior, muito papel artesanal washi. O piso é de pedra Ashino.

Rooftecture C é um projeto para crematório, projeto assinado por Shuhei Endo Architecture Institute. Cenário minimalista, próprio para dedicar o silêncio aos mortos, com uma grande cobertura em sintonia com a montanha ao fundo. Internamente, técnicas de acabamento rústico simbolizam o despojamento.

E olha só: para quem não puder ir à exposição, Jojoscope traz aqui, todas as fotos que compõe a mostra.

Parallel Nippon Contemporary Japanese Arqchitecture 1996-2006

Video Credits:
Exhibition Organizers: The Japan Foundation (JF) / Architectural Institute Of Japan (AIJ)
Production: Stripe Factory
Sound: Yoshi Usui
Special Thanks To: Araki Takahisa: Aomori Museum Of Art, Archipro Architects: MIrasaka Ceramics Studio, Hokkaido Eizo Kiroku Co. Ltd.: Morenuma Park, Shuhei Endo Architect Institute: Rooftecture C

0Shares