Furoshiki: embalagem-arte

O que é Furoshiki

É um “pano para embalagem e transporte” utilizado no Japão desde tempos antigos. Ele aparece em escritos do Período Nara como Tsutsumi (trouxa) referindo-se a um pano usado para embrulhar os tesouros guardados em Shoso-in (um Tesouro Imperial no templo Todai).

Furoshiki histórico: um dos primeiros, de 1270 anos atrás

Embora existam várias teorias sobre o modo de como o pano veio a ser conhecido como furoshiki, uma história comum volta ao Período Muromachi quando o Shogun Yoshimitsu Ashikaga construía um ōyudono (uma grande banheira) para entreter senhores feudais. Os senhores embrulhavam suas roupas num pano que tinha o brasão da família impresso para distinguir a sua própria roupa do outro, e depois do banho, ele era usado para forrar o chão em cima do qual se trocavam. Esta prática se tornou comum no Período Edo, juntamente com a popularização do sento (banhos públicos). No entanto, o uso de furoshiki diminuiu com a introdução de sacos ocidentais após o Período Meiji.

Atualmente, como os problemas ambientais estão sendo noticiados em todos meios de comunicação, o furoshiki está atraindo renovada atenção, pois ele pode ser presenteado e reutilizado várias vezes.

Profa Etsuko Yamada, diretora de arte da Musu-bi, produtora especializada em Furoshiki no Japão

Profa Etsuko Yamada

E para mostrar essa cultura secular que tem quase 1300 anos de história, chega ao Brasil a Profa. Etsuko Yamada.

A professora japonesa Etsuko Yamada, especialista em Furoshiki, chega ao País em novembro para ministrar palestras, workshops e realizar uma exposição de peças de furoshiki, nas cidades do Rio de Janeiro, Maringá (PR) e em São Paulo. Ela também participa como Juri do Concurso de Padronagem de Furoshiki promovido pela Fundação Japão.

Sua vinda tem como objetivo difundir a arte do furoshiki para além do Japão e o Brasil foi escolhido devido à grande presença de imigrantes japoneses, que trouxeram seus pertencentes embrulhados nesta embalagem. A existência destas peças nos lares dos imigrantes pode despertar uma curiosidade entre as gerações mais novas, que poderão fazer um novo uso do furoshiki. A estilista brasileira Erika Ikezili, por exemplo, usou o Furoshiki na coleção verão de 2008 apresentada na São Paulo Fashion Week, obtendo grande visibilidade.

Com uma loja especializada em Tokyo, a “Musu-Bi” (que significa literalmente, beleza do nó), que é também um centro de pesquisa sobre o furoshiki,  Etsuko atua na preservação e difusão desta arte secular. É designer têxtil de formação. Sua atuação se concentra em cursos e palestras, onde difunde os novos usos do Furoshiki no dia a dia, incorporando-o no cotidiano contemporâneo. Link para a loja: www.kyoto-musubi.com

Etsuko Yamada alinha-se também à campanha iniciada pela ex-Ministra do Meio Ambiente do Japão, Yuriko Koike, denominado Mottainai Furoshiki, que promove a economia dos materiais através do reuso, da reciclagem, da redução.

Perfil
Yamada Etsuko nasceu em Kyoto, Japão, e especializou-se em design textil. Abriu a primeira loja especializada em furoshiki, no animado bairro-fashion de Tokyo, em Harajuku, em 2005. A loja chama-se MUSUBI e Yamada é sua diretora de arte. A loja possui um estoque constante de 500 tipos de furoshiki originais. A proposta da loja é dar continuidade na divulgação da arte tradicional japonesa e elaborar ações que introduzam o furoshiki no estilo moderno de vida. Yamada realiza, com frequencia, palestras e  workshop pelo Japão, participando também de programas de TV e entrevistas para revistas.

Ela é autora dos livros como “A complete guide to furoshiki” (2007), Editora Banana Books; “Furoshiki seikatsu” (2007), Editora Tatsumi Publishing; “Hajimete no furoshiki lesson” (2007), Editora Shogakukan e “Mainichi furoshiki” (2006), editado pela Seibundo.

Idealizadora da vinda: Sofia Kamatani
A designer brasileira, Sofia Nanka Kamatani, quando foi estudar no Japão, descobriu um forte potencial de criação nestas peças e se especializou no assunto. Retornando ao Brasil, tomou a iniciativa espontânea de difundir a arte em cursos e palestras. Para aprimorar ainda mais suas pesquisas, procurou a profa. Etsuko Yamada em 2008, com quem vem mantendo um sólido intercâmbio. Sofia Kamatani pretende divulgar esta arte em faculdades de design e de moda, como um produto de sustentabilidade. O princípio do reuso agrega conceitos naturais de economia. Foi premiada no concurso Saco de Ideias, promovido pelo Instituto Acatu, com o uso do furoshiki e a consciência ambiental. O prêmio teve o apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Cultura.

Profa. Yamada com a designer brasileira Sofia Nanka Kamatani, idealizadora deste projeto

“Pretendo através da parceria com a profa. Etsuko Yamada, consolidar o intercâmbio cultural através do Furoshiki, e criar um elo onde os objetivos de preservação do meio ambiente possam estar sintonizados com o design têxtil e as intenções no cotidiano das pessoas”, afirma a designer Sofia.

Programação IMPERDÍVEL:

Serviço
Visita da especialista Etsuko Yamada – Exposição, workshop e palestra

Rio de Janeiro

Palestra
Data: 03 de novembro de 2010 (terça-feira)
Local: Centro Cultural e Informativo do Consulado do Japão no Rio de Janeiro
av. Presidente Wilson, 231 sala 1503 – centro
Tel: (21) 2240-2383
Website: www.rio.br.emb-japan.go.jp

São Paulo

Exposição de furoshiki
Data: 04 de novembro de 2010 (quinta-feira), às 19hs (abertura)
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, sábados, das 10h às 15h
Local: Joh Mabe Escritório de Arte & Cultura
Av Brigadeiro Luis Antonio, 4225 – Jardim Paulista
Tel: (11)  3885-7140

Workshops
Data: 05 de novembro de 2010 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: Escritório de Arte Joh Mabe
Inscrições prévias necessárias pelo (11) 3885-7140 com Ely

Palestra
Data: 09 de novembro (terça-feira)
Horário: 19h30 às 21h30
Local: Espaço Cultural Fundação Japão
Av. Paulista, 37 – 1 andar, Paraiso – São Paulo
Inscrições prévias pelo email info@fjsp.org.br ou pelo telefone (11) 3141-0110
Entrada Gratuita

Realização: Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social / Fundação Japão
Apoio: Consulado Geral do Japão

Maringá (Paraná)

Workshops
Data: 06 de novembro de 2010 (sábado)
Horário: 09h às 11h
Local: Parque do Japão – ACIM
rua Tulipa – Parque Industrial
Tel: (44) 3901-1937

Horário: 14h às 16h
Local: Shopping Cidade
Avenida Tuiuti, 710 – Vila Nova
Tel: (44) 3261-3100

Horário: 19h30 às 21h30h
Local: Maringá Park
Avenida São Paulo, 120
Tel: (44) 3366.2000

Realização: Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social / Fundação Japão / Joh Mabe Escritório de Arte e Cultura

Colaboração em Maringá: Parque do Japão/Acema/Acim/Sindivest/Sivamar/Maringa Convention & Visitors Bureau
Apoio: Consulado Geral do Japão em São Paulo / Centro Cultural e Informativo do Consulado do Japão no Rio de Janeiro
Produção Executiva: Dô Cultural
Apoio de Divulgação: Blog Jojoscope Conexão Brasil-Japão

Endereços e contatos:

Joh Mabe Escritório de Arte & cultura | Av. Brigadeiro Luís Antonio, 4225 São Paulo Tel 11-38857140

Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro | Av. Presidente Wilson 231 Centro Tel 21-22402383

Instituto Europeo di Design | Rua Maranhão, 617 São Paulo

Parque do Japão | Rua Tulipa, Maringá Tel 44-39011937

Shopping Cidade | Rua Tuiuti 710 Vila Nova, Maringa Tel: 44-31613100

Maringá Park | Av. São Paulo 120 Maringá Tel: 44-33662000

Espaço Cultural Fundação Japão | Av Paulista 37 1 andar Tel: 11-31410110

0Shares