Uma obra sinfônica especialmente composta para um champagne? Bem, não foi para um espumante qualquer, mas nada mais nada menos do que a quase bicentenária Krug, que em 2023 completa 180 anos desde a fundação da marca. E quem foi convidado para compor é nada mais nada menos do que Ryuichi Sakamoto, um dos mais proeminentes compositores da atualidade que além de tudo é um Krug Lover, uma pequena comunidade de personalidades mundiais que apreciam a marca. E quem articulou tudo isso, certamente foi Olivier Krug, atual House Director da produtora que foi fundada por Joseph Krug em 1843. É natural. A ligação de Olivier com o Japão, e mais especificamente, Tokyo é de longa data. Ele praticamente começou a carreira lá, há 30 anos. Apreciador de cerimônia do chá e da vista do hotel Mandarin Oriental, onde ele quase sempre se hospeda quando vai a Tokyo, de onde ele pode vislumbrar o por do sol por trás do monte Fuji. São alguns detalhes que Olivier contou a nós, quando esteve em São Paulo.
A obra sinfônica comissionada que Sakamoto criou foi inspirada em três linhas de champagne, de um ano com uma safra excepcional, 2008: Krug Clos du Mesnil 2008, Krug 2008 e Krug Grande Cuvée 164ème Édition. A experiência resultou numa obra em três movimentos, intitulada “Suite for Krug 2008”.
As tratativas para a composição se iniciaram em 2019. A proposta era traduzir em música, a sensação gustativa de saborear um Krug produzido em 2008. Por mais de 18 meses, Ryuichi Sakamoto provou várias champagnes Krug. Sua equipe mais próxima visitou Reims para gravar os sons de Krug, dos vinhedos às adegas, e especialmente o som das borbulhas. Foi com estas referências que Sakamoto começou a esboçar a partitura de “Suite for Krug in 2008”. Ele conta sobre o processo de composição neste video:
A Suíte é composta por três movimentos. Cada movimento interpreta um Champagne.
O primeiro movimento é um solo, e retrata o Krug Clos de Mesnil 2008 e realça a pureza e a precisão desta garrafa. Sakamoto enfatiza que a sequência de solos de vários instrumentos permite apreender, com precisão, os acordes em seus mínimos detalhes sonoros.
O segundo movimento é uma pequena Ensemble dedicada ao Krug 2008. Aqui já vislumbramos a melodia-tema do ano para a Krug.
E por fim, o terceiro movimento convoca uma orquestra sinfônica completa e é dedicada ao Krug Grande Cuvée 164ème Édition
Entre setembro e novembro de 2022 foram programados concertos de apresentação desta Sinfonia em Nova York, Londres e Tokyo. Foram eventos marcantes intitulados Seeing Sound, Hearing Krug e mais do que um concerto, os organizadores preferem chamar estes acontecimentos de “experiência”. Como o próprio título sugere, “veja o som, escute Krug”, o público foi envolvido em uma atmosfera interativa, numa imersão multisensorial. Infelizmente, Ryuichi Sakamoto não participou fisicamente de nenhum dos concertos, porque ele está em tratamento, acometido pela reincidência de um câncer que ele descobriu em junho de 2020, ainda durante o processo de composição desta Sinfonia. Mas os 36 músicos da orquestra foram selecionados a dedo por Sakamoto e administrado pelo concertmaster Antoine Silverman, com quem Sakamoto tem uma parceria de longa data. As execuções foram sincronizadas com fascinante design de luzes e o melhor, a cada movimento teve um serviço para provar o champagne-tema. Por isso foi uma experiência multisensorial. Música, luzes e degustação !
No link abaixo, você pode ouvir a Sinofinia na íntegra. Está disponível no Spotify também.
クリュッグと坂本龍一氏がタイアップ! 2008年の3種のクリュッグを描いた組曲「Suite for Krug in 2008」が完成し、クリュッグ公式サイトでの公開が開始した。
タイアップは、音がもたらす味覚の変化に長年着目してきたクリュッグが、フードペアリングの音楽版ともいうべきミュージックペアリングで新たなクリュッグの味わい方を提案すべく行なったもの。坂本氏は2020年から18カ月に渡りクリュッグを味わい、セラーマスターのジュリー・カヴィル氏とのコミュニケーションも続けた結果、3楽章形式の組曲「Suite for Krug in 2008」を完成。同じ年に生まれた3つのシャンパーニュそれぞれを1楽章として表現した組曲の誕生だ。
第1楽章はソロとして、「クリュッグ クロ・デュ・メニル 2008」のピュアで精巧な味わいを表現。続く第2楽章では「クリュッグ 2008」を小編成のアンサンブルが2008年の物語として繰り広げ、最後の第3楽章では、雄大なフルオーケストラの旋律で「クリュッグ グランド・キュヴェ 164エディション」が奏でられる。
クリュッグ公式ウェブサイトでは組曲に対する坂本氏の想いも動画として公開。「1種類のブドウ、数種類のブドウ、そしてより多様なブドウを合わせたオーケストラとしてのシャンパン。やっぱりその特質が違っていて、それを音楽的に表そうとしたわけですよね。」としている。
「美しいブドウ畑が見えてくるようなね。これから始まるっていうような風景が見えますね。」(坂本氏)