O Festival do Japão retorna ao formato presencial depois de dois anos de reclusão, por conta da pandemia da Covid-19. Neste ano a organização comemora a sua 23ª edição, com o tema Do Sonho à Realidade, e espera repetir as exuberantes marcas de público que vinham sendo registrados antes da pandemia. O Festival do Japão é considerado o maior evento da cultura japonesa no mundo e recebeu em sua 22ª edição um total de 192.000 visitantes, sendo 57% não descendentes de japoneses, o que mostra o termômetro de interesse pelo Japão por parte de não descendentes. O recorde de público, contudo, foi registrado em 2018, quando o Festival reuniu 215.000 pessoas nos três dias de realização.
O evento acontecerá no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo (sede do evento desde 2005), do dia 15 a 17 de julho, mantendo o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o Japão. Nesses três dias, seguindo todos os protocolos determinados pelas autoridades, e com muita segurança e carinho, vamos oferecer shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional tradicional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos.
São mais de 15.000 voluntários reunidos durante toda a organização do evento, que conta com a colaboração oficial do governo do Japão, além do apoio da Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura.
JETRO NO FESTIVAL DO JAPÃO
Dentre as várias participações no Festival deste ano, destacamos a iniciativa da JETRO, organização de comércio exterior do Japão, que inova na apresentação de suas propostas de divulgação de produtos made in Japan, adotando um estilo menos burocrático e mais pop, para atrair o público.
Para começar, a identidade visual do stand foi inspirada na gravura ukiyo-e, que atraiu a atenção do Ocidente para o Japão da era Edo, no século 19. Para realizar este feito, foi convidado o artista visual Gabriel Ribeiro, para criar imagens inspiradas no ukiyo-e, em situações inusitadas, como uma mãe dando um pedaço de carne wagyu para o filho. É claro que isso é totalmente improvável, pois na era Edo os japoneses, especialmente os mais humildes, não comiam carne bovina. Então aqui, é uma licença poética.
Veja como vai ficar o stand (simlulação)
Wagyu e Arroz
Para este ano, a pauta da JETRO prevê ações concentradas para promover a famosa carne wagyu e o arroz japonês. Essa ação no Festival do Japão é a primeira de várias que o escritório da JETRO São Paulo fará neste ano para divulgar esses produtos, com o objetivo de torná-los mais conhecidos do público brasileiro e incentivar o seu comércio para o país.
Durante o evento, que acontece entre os dias 15 e 17 de julho na Expo São Paulo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5), haverá degustações e palestras com especialistas, um deles vindo do Japão, para explicar o que torna esses dois produtos tão apreciados em todo o mundo.
“Wagyu” se refere às raças de boi japonesas que se tornaram famosas pela carne marmoreada: a gordura entremeada entre as fibras musculares cria um desenho parecido com os veios do mármore. Essa característica é responsável pela textura, maciez e sabores inigualáveis desse produto.
Para falar sobre essa carne, a JETRO está trazendo ao Brasil o especialista Kenichiro Yamasaki. De uma família de criadores de wagyu da província de Miyazaki, no sul do Japão, Yamasaki estudou gastronomia e trabalhou em restaurantes em diferentes países, como Cingapura e Tailândia. Hoje, dedica-se a divulgar a carne wagyu mundo afora.
Já o arroz japonês tem como característica a sua maciez no paladar, que lhe confere um sabor ligeiramente adocicado e consistência glutinosa. No Festival do Japão, as palestras e degustações serão conduzidas pela chef Cristina Eguchi. Cristina é chef de cozinha internacional pelo Senac, mestre em gelateria pela Carpigiani Gelato University de Bolonha na Itália , instrutora de confeitaria e gelateria da Universidade Anhembi Morumbi, e já atuou como chef confeiteira no restaurante Fasano.
“A carne wagyu e o arroz japonês conquistaram o Ocidente e queremos incentivar que mais pessoas no Brasil também conheçam as qualidades e o sabor inigualável desses produtos”, afirma Hiroyuki Saito, diretor de comércio exterior da JETRO no Brasil, em São Paulo. “Ao torná-los mais conhecidos, esperamos também fomentar e abrir novos canais de comércio entre o Japão e o Brasil.”
Segundo Saito, a importação do wagyu diretamente do Japão já é permitida desde 2019 e, em 2020, apesar da pandemia, a importação cresceu 80%. Ao longo de 2022, haverá mais iniciativas da JETRO São Paulo para promover esses produtos, explica ele.
Informações sobre as palestras e degustações no Estande da JETRO no Festival do Japão:
Diferenças entre o Wagyu japonês e o Wagyu brasileiro, com Kenichiro Yamasaki
Yamasaki irá falar sobre o cruzamento da raça wagyu japonesa com a brasileira, o preço da carne, as atividades globais de difusão da carne wagyu, entre outros aspectos. Yamasaki irá usar uma espada japonesa para fazer o corte da carne. Haverá degustação em seguida.
Qualidades e diferenciais do arroz japonês, com a chef Cristina Eguchi
A chef abordará as particularidades do arroz produzido no Japão. O arroz que será usado nesta demonstração é o Koshihikari (Ayanishiki – JFC) do Japão, importado especialmente para este evento (atualmente não há importação de arroz do Japão). Para o workshop, a chef Cristina irá explicar como é feito o cultivo do arroz japonês e irá ensinar a preparar corretamente esse arroz. O público poderá experimentar o resultado.
Datas e horários:
Dia 15/7 (sexta-feira)
- Sobre wagyu – às 11h30 e às 14h30
- Sobre arroz– às 16h e às 17h30
Dia 16/7 (sábado)
- Sobre wagyu – às 10h e às 11h30
- Sobre arroz – às 14h30, 16h e 17h30
Dia 17/7 (domingo)
- Sobre arroz – às 10h e às 11h30
- Sobre wagyu – às 14h30 e às 16h
Inscrições:
Para participar das palestras, o interessado deverá retirar a senha antecipadamente no estande da JETRO. Após a palestra, o participante será solicitado a responder a um questionário em formato digital por meio de seu smartphone, através de um QR Code. As vagas são limitadas a 40 pessoas por sessão. Caso se complete a lotação, solicitamos aguardar a próxima sessão.
As palestras e degustações no estande da JETRO são gratuitas, mas não incluem as entradas do Festival do Japão (www.festivaldojapao.com).
Sobre o Festival do Japão
23º Festival do Japão – Do Sonho à Realidade
Data: 15, 16 e 17 de julho de 2022
15/07 – sexta – 11 às 21 horas
16/07 – sábado – 09 às 21 horas
17/07 – domingo – 09 às 18 horas
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Ingressos: até R$ 30 – www.guicheweb.com.br/festivaldojapao
Estacionamento no local (terceirizado) – R$ 60 Transporte gratuito do metrô Jabaquara, das 8 às 22 horas
* Entrada gratuita para crianças até 08 anos, mulheres acima de 60 anos e homens acima de 65 anos
* Meia-entrada para estudantes e professores da rede pública e particular, homens entre 60 a 65 anos
* Meia-entrada apenas mediante documento de comprovação