A vez dos destilados

THE SHOCHU ACADEMY BRASIL 2022
8 e 9 de março – São Paulo, SP
Um evento da Japan Sake & Shochu Makers Association
Organização: Roberto Maxwell 

 

 Vem aí a primeira edição da THE SHOCHU ACADEMY BRASIL, uma formação em dois dias voltada para estudantes e profissionais da área de bares e restaurantes interessados em conhecer o shochu e o awamori.

O que é a THE SHOCHU ACADEMY BRASIL?

Da esquerda para a direita: Roberto Maxwell (organizador), a sommelière Yasmin Yonashiro, o especialista Christopher Pellegrini e o bartender Rogério Igarashi Vaz.

É um evento da Associação de Produtores de Saquê e Shochu do Japão (JSS 日本酒造組合中央会) , organizado pelo portal Tabiji em parceria com a revista digital Tokyo Aijo. A THE SHOCHU ACADEMY BRASIL é uma oportunidade única para conhecer o shochu e o awamori em uma série de workshops e experiências com renomados especialistas. Dentre os palestrantes, estarão a sommelière Yasmin Yonashiro, o especialista em saquês Roberto Maxwell. Em vídeo, participarão o bartender brasileiro Rogério Igarashi Vaz, do Bar Trench, em Tóquio, eleito o 43° melhor bar de toda a a Ásia, pela Asia’s 50 Best Bar 2021, e Christopher Pellegrini, americano residente no Japão, autor do livro “The Shochu Handbook” e fundador do Honkaku Spirits, um portal dedicado à promoção e divulgação das bebidas alcoólicas artesanais do Japão. Serão dois dias inteiros de aprendizado na cidade de São Paulo, durante os dias 8 e 9 de março de 2022, das 10 às 18 horas.

O que é o shochu? E o awamori?

O shochu e o awamori são duas bebidas destiladas japonesas com séculos de história. Com teor alcoólico de 25%, o shochu pode ser feito de arroz, batata doce, cevada, trigo sarraceno e até mesmo açúcar mascavo. Por causa da variedade da matéria-prima principal, ele é uma bebida diversa em termos de sabores, além de ser versátil como ingrediente para coquetéis.

Já o awamori é uma bebida feita de arroz e tem como origem a província de Okinawa, no extremo sul do Japão. Ele costuma ser envelhecido em potes de cerâmica e pode ter teor alcoólico entre 30 e 43%. É uma bebida que tem conquistado espaço como ingrediente em coquetéis em bares de todo o planeta.

Awamori em várias versões: puro ou como coquetel. Foto: Rafael Salvador

Quem pode participar da THE SHOCHU ACADEMY BRASIL?
Podem participar pessoas maiores de idade e que tenha um dos seguintes perfis:

  • Profissionais da área de bares e restaurantes, que estejam ligados à produção de coquetéis: bartenders, mixologistas e outros.
  • Estudantes matriculados em cursos de bartender ou mixologia.
  • Jornalistas, escritores e produtores de conteúdo especializados no ramo de bares, coquetéis e mixologia.

Quanto custa participar da THE SHOCHU ACADEMY BRASIL?
A participação é gratuita.

Como serão as aulas da THE SHOCHU ACADEMY BRASIL?
As aulas serão presenciais e realizadas em local a ser definido na cidade de São Paulo. No primeiro dia, serão as aulas teóricas e o segundo dia é dedicado às práticas. Os participantes selecionados deverão levar seus próprios kits de trabalho (coqueteleira etc) para as aulas práticas. Não teremos kits disponíveis para empréstimo. As aulas envolvem degustação de bebidas alcoólicas e a produção de um coquetel com shochu ou awamori no final da academia.

Quantas vagas estão disponíveis?
São 15 (quinze) o número de vagas disponíveis, que poderão ser preenchidas ou não, a critério da organização.

Como será feita a seleção dos participantes da academia?
Os participantes serão selecionados pelo perfil de cada candidato, através da análise dos dados enviados no formulário de inscrição.

Haverá certificado de participação?
Sim. O certificado será emitido para todos os que participarem de todas as aulas.

O que acontecerá caso o evento presencial tenha que ser cancelado por causa da pandemia?
As aulas passarão a ser online. Sendo assim, a pessoa que se candidatar à academia declara que tem condições de participar das aulas no ambiente online, incluindo equipamento e acesso à internet.

Que cuidados de higienização serão tomados para evitar a contaminação pelo coronavírus?

  • Todos os participantes deverão usar máscara facial adequada durante todo o período das aulas, exceto nos momentos de degustação. Os inscritos declaram que concordam com esta determinação ao se candidatarem para a academia.
  • Álcool gel estará disponível para a desinfecção das mãos durante as aulas. Todos os presentes deverão desinfetar as mãos todas as vezes que entrarem nos recintos escolhidos para aulas. Os inscritos declaram que concordam com esta determinação ao se candidatarem para a academia.
  • Será mantido o distanciamento físico entre os participantes.
  • Todos os participantes deverão estar vacinados, com as doses mínimas recomendadas, de acordo com o imunizante recebido.
Yasmin Yonashiro preparando um coquetel com awamori Foto: Rafael Salvador

Como eu me inscrevo para uma vaga na THE SHOCHU ACADEMY BRASIL?
As inscrições serão aceitas de 28 de janeiro até 11 de fevereiro. Os selecionados serão informados por e-mail até o dia 15 do mesmo mês. As informações e o formulário de inscrição estão no site:
https://www.tokyoaijo.com/the-shochu-academy-2022

SERVIÇO

nome do evento: THE SHOCHU ACADEMY
tipo de evento: Aulas e workshops sobre shochu e awamori
data e horário do evento: 8 e 9 de março, das 10 às 18 horas
local do evento: a ser definido, mas nos limites da cidade de São Paulo
público-alvo: bartenders, mixologistas, estudantes da área, jornalistas e produtores de conteúdo especializados na área
data para inscrições: de 28 de janeiro a 11 de fevereiro
site para inscrições: https://www.tokyoaijo.com/the-shochu-academy-2022 Instagram do evento: https://www.instagram.com/theshochuacademy/ @theshochuacademy
hashtags do evento: #shochu2022 #theshochuacademy

Informações e dúvidas: acesse o site para inscrições.

 

0Shares