No Japão o Natal é um evento puramente comercial. Afinal, a maioria nem é católica. Estima-se que só 2% da população siga a religião católica. E, pra piorar, nem feriado é. Dia 25 de Dezembro é dia de trabalho normal. As pessoas trabalham normalmente nos dias 24 e 25. Apesar de todas estas circunstâncias desfavoráveis para um clima natalino, cidades como Tokyo e Yokohama ostentam algumas das decorações natalinas mais incríveis do planeta e movimentam multidões curiosas para ver as instalações de iluminação de Natal. Já o comércio investe pesado no Natal, como se não houvesse amanhã. Afinal, o feriadão de Ano Novo, esse sim, é reservado para a reclusão e visita a parentes. Portanto, o Natal é a última oportunidade do comércio de queimar os estoques.
Iluminação de Natal em Marunouchi, Roppongi Hills e Ebisu Garden Place, todos em Tokyo. Este ano, bem mais tímido, com muito menos gente circulando por conta das recomendações do governo, de restringir ao máximo as aglomerações.
E quanto à ceia? Peru é raridade no Japão. Mas os japoneses inventaram uma maneira muito popular de celebrar a ceia natalina com praticidade. A rede KFC (Kentucky Fried Chicken) lançou uma campanha de marketing em 1974, oferecendo pacotes de Natal, composto por um balde tamanho família de seu famoso frango frito, saladinha e um bolo. As reservas, incrivelmente, começam a ser atendidas dois meses antes, a partir de meados de Outubro, e quem deixa para a última hora corre o sério risco de ficar sem o seu franguinho e ter que passar a noite de Natal com ramen.
A estratégia de marketing da KFC Japan foi um estrondoso sucesso. Passados quase 50 anos desde a criação da campanha, o kit de Natal do KFC continua sendo um sucesso até hoje. A mensagem inicial, “vamos celebrar o Natal com frango frito”, pegou a população pela sua simplicidade. “Se não temos peru, vamos de frango”, era o recado subliminar. O kit de Natal do KFC era perfeito em sua composição: uma saladinha coleslaw, um baldão de frango frito e um bolo com glaçagem de chocolate. Tudo bem embalado para viagem.
Há dois anos foi lançado também o Frango Assado Premium, com recheio de queijo e cogumelos. Custa 5,880 ienes (aproximadamente R$ 300,00).
O totem do Coronel Sanders exposto nas 1.140* unidades da franquia se veste de Papai Noel em dezembro e prepara o clima natalino.
(*) dados de 2019 Fonte: 都道府県別統計とランキングで見る県民性