Kemari: proto-história do futebol

Em tempos de Copa, vale lembrar que o jogo de chutar uma bolinha era praticado no Japão, e era muito popular no período Heian (794 – 1185). A nobreza adorava. Era um espetáculo chamado Kemari ( 蹴鞠keru=chutar, mari=bolinha), e consistia em sustentar “altinhas” em roda, num campo quadrado, com um tipo de árvore em cada canto: cerejeira, macieira, salgueiro e pinheiro. Não havia um número determinado de jogadores, sendo o mais comum entre 6 e 8, podendo chegar ao máximo de 15. A primeira evidência na história do Japão deste jogo foi registrado em 644, e teria chegado ao Japão através da China. Lá o jogo era chamado de Cuju. No Japão virou mais um ritual xintoísta do que esporte.

Desenho “Kemari” de Akisato Ritoh (秋里籬島) 1799

O kemari continua não sendo reconhecido como esporte no Japão, mas a cidade de Kyoto incentiva sua prática, especialmente pelo seu valor histórico. Trajes coloridos do período Heian são imprescindíveis para a prática.

Quer assistir uma pelada? Na verdade estava mais para um ritual xintoísta do que um jogo. Clique na foto para ver o video. Foto: DiscoverKyoto

 

 

Conteúdo sugerido por Kimiko Suzuki

 

 

0Shares