Hello Kitty, a garota mais amada do mundo

1º de novembro é o dia do sushi, mas também o aniversário da Hello Kitty, a gatinha (ou garota) mais amada do mundo. E este ano foi especial. Ela completou 43 anos. A gatinha mais famosa do mundo foi criada em 1974, pela empresa japonesa Sanrio e desde então, ela invadiu o mundo em forma de boneca, série de TV, mangá, canções e uma infinidade de produtos licenciados. Até hotéis foram inspirados no tema Hello Kitty. Ultimamente, o personagem decora algumas linhas aéreas, procurando cativar gerações de entusiastas.

A companhia aérea taiwanesa EVA AIR adotou a Hello Kitty como mascote.
Olha o detalhe da comidinha de bordo !!
Hello Kitty, 40 anos atrás: a origem

A gatinha invadiu os Estados Unidos pra valer em 1976 e seu lacinho vermelho na cabeça enlouqueceu o mundo ocidental. É um dos primeiros produtos Made in Japan que os Estados Unidos adotaram com tanto entusiasmo, e a data é considerada decisiva para o seu relançamento no mercado ocidental.

Para comemorar o mais bem sucedido caso de relacionamento Japão-Estados Unidos, a Japan American National Museum preparou uma exposição intitulada “Hello! Exploring Supercute World of Hello Kitty”. Trata-se da maior retrospectiva da gatinha realizada nos Estados Unidos, e possivelmente no mundo.

Fachada no Japanese American National Museum

Quatro décadas de amor

A exposição foi concebida como parte das comemorações do 40º. Aniversário da Gatinha Ícone mostra a história de Hello Kitty, como referência para a cultura pop. A pesquisa foi realizada nos arquivos da Sanrio, levantando toda a trajetória de sua criação. Ao mesmo tempo, foram convidados artistas contemporâneos como Edwin Ushiro, Paul Frank, Kozyndan, Buff Monstro, Scott Scheidy, num total de 40 artistas. (Veja aqui a relação completa dos artistas com seus respectivos perfis).

HelloKitty-GaryBaseman Crédito da foto: JANM CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR
Simone Legno’s 2014 Kittypatra (escultura) Crédito foto: JANM
Osamu Watanabe Crédito: JANM
BrandiMilne Foto crédito: JANM  CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR
Lady Gaga Dress 2009 Foto crédito: JANM  CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR
Much Loved – Mark Nixon Foto crédito: AJNM
Audrey Kawasaki – Foto crédito JANM  CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR
Robot (2004) Foto crédito: JANM
Super Space Titan Kitty’ , Colin Christian

O segmento de releitura da Gatinha é particularmente interessante, porque reinsere Kitty em situações inusitadas (ela vestida como Lady Gaga, por exemplo). A curadoria da exposição é de Christine Yano, doutora em cultura pop e autora do livro Pink Globalization: Hello Kitty’s Trek Across the Pacific, e Jamie Rivadeneira, fundador e sócio-proprietário do Los Angeles Pop Culture boutique JapanLA.

Interatividade

Enquanto passeia pela trajetória da Kitty, os visitantes podem ainda participar de oficinas, palestras e painéis de discussão. A exposição aconteceu em 2015.

Retrospectiva da Gatinha
Exposição de produtos Hello Kitty
Esta peça de cerâmica, da Precious Moment, você encontra na lojinha do museu. Preço US$ 40,00

 

Japanese American National Museum

100 N. Central Ave., Los Angeles, CA 90012

 

Entrada da exposição

Agradecimentos especiais para esta matéria:

Japanese American National Museum (crédito das fotos)

Leslie Unger, Media Relations JANM

 

 

 

 

0Shares