ALÉM DOS TRILHOS: o novo desafio de Mika Takahashi

MIKA TAKAHASHI transita com fluência no universo da animação 2D, 3D e concept art, além de atuar como talentosa ilustradora. Em todos estes segmentos já exibe um currículo substancial de projetos realizados, mas há algum tempo acalentava seu verdadeiro fascínio pelo desenho autoral. Após anos investidos em formação, experiência e pesquisas cotidianas – uma fase silenciosa e íntima de preparação da terra – Mika mostra sua primeira germinação. Uma história em quadrinhos completamente autoral. É a primeira vez que a desenhista se lança em um voo independente, sem as amarras de uma direção de arte, sem uma estória para ser ilustrada. É um desafio para além dos trilhos seguros que levavam a destinos precisos. O título parece conter uma mensagem subliminar para este desafio.

15267805_1536017659748701_8256260227840469280_n

ALÉM DOS TRILHOS é um projeto concebido através de um processo intimista, mas que se lança para o cosmos com uma mensagem universal. A estória evolui do realismo concreto para o surreal lírico quando um coelho é conduzido de sua rotina cotidiana para uma surpreendente descoberta, guiado por um peixinho voador. Em termos de linguagem é também um projeto inovador: são 90 páginas de quadrinhos, sem nenhuma fala. Ler uma história em quadrinhos sem balão vai exigir do leitor uma nova postura. Em muitos momentos, as situações vão parecer ambíguas, e as dúvidas se potencializam no momento em que a estória vai adquirindo contornos de um realismo fantástico. O leitor acostumado a se guiar pelo texto irá encontrar em ALÉM DOS TRILHOS uma leitura que remete a diversas interpretações, como em uma obra de James Joyce.

alemtrilhos01_des

Numa sociedade onde o utilitarismo é o pensamento dominante, é mais fácil entender para que serve um celular do que uma pintura. O vínculo prático e comercial fundamenta os argumentos do utilitarismo, e ALÉM DOS TRILHOS parece querer quebrar esse dogma, em defesa da recuperação da arte que cultiva um saber que extrapola equações e remete a uma reflexão libertária das relações de causa e efeito, ou do custo e benefício. Daí se justifica a ausência do texto, que pode ser interpretado como um trilho que conduz as ideias. ALÉM DOS TRILHOS é um exercício de liberdade, para além da previsibilidade, conquistando um universo de lirismo ainda possível.

49

A produção deste projeto foi viabilizada pela CATARSE, uma plataforma de financiamento coletivo, e em dois meses conseguiu 794 apoiadores extrapolando em 228% a meta inicialmente demarcada. Para ver o desempenho do projeto “Além dos Trilhos” no Catarse, clique AQUI.

2016-12-02

“Além dos Trilhos” está sendo lançado no COMICON CCXP 2016, e você pode encontrar a autora no Stand 30 do Artists’ Alley.

Para conhecer mais trabalhos de Mika Takahashi:

http://mika-takahashi.tumblr.com/

 

 

0Shares