Por causa de sua constituição geológica, com vulcões aflorando prá lá e prá cá, o Japão é abençoado também por uma infinidade de termas naturais, chamados de Onsen (温泉) . É água quente brotando com muita intensidade, para o deleite de turistas e até de animais, que adoram se banhar nessas águas, especialmente no inverno.
Macacos se banham nas termas de Jigokudani, na província de Nagano.
Uma das províncias que mais possuem termas é a de Oita(大分県). Só nesta província, existem 4.471 fontes termais que produzem 285.185 litros de água quente por minuto !
O departamento de turismo da província ded Oita convocou a equipe olímpica de nado sincronizado do Japão para realizar este comercial, veiculado pela televisão, convidando turistas a conhecerem o potencial turístico da província. Este video já foi visto 1 milhão de vezes, concentradamente dentro do Japão. Em Taiwan já atingiu a marca de 230 mil visualizações. O comercial foi chamado de “Shinfuro”, uma contração entre “Synchronized swimming” e “furo” (banho) e foi gravado em pleno verão para ser lançado no inverno.
Acionem a legenda, para saber onde foram gravadas as cenas.
E afinal, onde fica Oita mesmo?
Lá no sul do Japão, na ilha de Kyushu. A região é quase uma reserva ecológica. A Cadeia de Kirishima, que percorre verticalmente a província, é um cinturão vulcânico, que produz as águas termais. As cadeias montanhosas do Monte Yufu, Monte Tsurumi, Monte Sobo, Monte Katamuki e Monte Kuju são todas preservadas, o que significa que 70% da província é uma reserva natural composta de florestas preservadas, rios e córregos com águas cristalinas. De Tokyo, por trem gastam-se mais de 7 horas. É recomendável ir de avião (1h40 cada trecho).
Algumas observações sobre o Onsen:
Não é permitida a entrada de pessoas tatuadas. É que no Japão a tatuagem está associada à Yakuza, a máfia japonesa. Para evitar constrangimentos aos usuários, ficou instituída a proibição de pessoas tatuadas. Contudo, este ano, o governo japonês começou a analisar a liberação para turistas estrangeiros tatuados, mas a decisão ainda vai demorar a sair.
Para entrar no onsen, o usuário deve fazer toda a higiene na sala de banho, que antecede a terma. Lá ele encontrará sabonete líquido, shampoo, e duchinhas individuais.
Para entrar no Onsen, leve a toalhinha fornecida na entrada. A toalhinha serve para esconder a região pubiana. Depois de totalmente imerso na água quente, a toalhinha fica na cabeça.
Não, não dá para entrar no onsen de maiô. É ridículo. Evite.
Tem tatugem e mesmo assim quer desfrutar um onsen? Então, o único jeito é reservar hotéis e ryokan (hospedarias típicas) que tenham um onsen no próprio quarto. Alguns hotéis oferecem também o Kashikiriburo, ou onsen privativos, com sistema de tranca por dentro, com reserva de horários. Mas a experiência de um banho solitário não será a mesma do onsen coletivo.
Tabus no onsen: não mergulhe na água, não se lave na água do onsen, não respingue água nos outros, não fale alto, não faça farra em grupo.