120 anos de amizade

Em 5 de novembro de 1895, Arasuke Sone, Ministro Plenipotenciário do Japão na França, e Gabriel de Toledo Piza e Almeida, Ministro Plenipotenciário do Brasil na França, firmaram o Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação na cidade de Paris, iniciando assim as relações diplomáticas entre as duas nações.

Da parte brasileira, havia uma expectativa de acolher imigrantes japoneses para desenvolver a lavoura, pois o país carecia de mão de obra rural e já havia iniciado a introdução de imigrantes europeus. A imigração japonesa para o Brasil se iniciou de fato, em 1908, portanto, 13 anos após a assinatura do tratado de amizade, e teve seu boom nas décadas de 1920 e 1930.

11215823_10153074593565881_1833340656236997615_n

De lá para cá, mesmo com o hiato provocado pela Segunda Guerra Mundial, o intercâmbio entre os dois países se fortaleceu, consolidando grandes projetos bilaterais no setor agrícola, e também na implantação de obras de infraestrturua. Projetos de grande envergadura foram promovidos em conjunto, destacando-se a siderúrgia de Usiminas (MG), a Cenibra de celulose (MG), o estaleiro Ishikawajima (RJ), hoje Ishibras, o projeto Alumínio da Amazônia (PA), o projeto de desenvolvimento do cerrado, Prodecer, entre tantos outros.

Na área cultural, é inegável a aceitação da gastronomia japonesa pelos brasileiros, a cultura pop, notadamente o Cosplay, mangá e anime, pelos mais jovens. No Japão, a música brasileira, especialmente a Bossa Nova, é difundida não só em shows, mas é a música mais tocada na ambientação de hotéis e espaços sofisticados. As comemorações dos 50 anos da Bossa Nova, em 2008, foram mais intensas no Japão do que no Brasil.

imge

Este documentário, realizado em 2008, para marcar o cinquentenário da Bossa Nova, mostra bem o carinho que os japoneses têm pelo Brasil e por sua música.

Em 2008, Mauricio de Sousa criou, a pedido da Comissão de Organização do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, os mascotes do Centenário: Tikara e Keika, que hoje integra a Turma da Mônica Jovem e é um dos melhores símbolos de amizade que só deu bons frutos.

433

 

 

0Shares