“Izakaya: Por Dentro dos Botecos Japoneses” na Go Where Gastronomia

Go Where Gastronomia n.74 2014

Acaba de chegar as livrarias o livro Izakaya, de Jo Takahashi, editado pela Melhoramentos. Para quem não está familiarizado com o termo Izakaya, é o nome do boteco japonês onde se toma saquê acompanhado de petiscos.

Eles surgiram no período Edo, a era pré-moderna do Japão, quando era comum os comerciantes experimentarem o saquê que iam comprar. Aí alguém teve a brilhante ideia de servir petiscos para acompanhar essas degustações e o costume pegou e ficou até os dias de hoje.

No livro, o arquiteto Jo Takahashi, um produtor cultural que trabalhou por 30 anos na Fundação Japão, conta a história dos Izakayas no Japão e apresenta suas versões brasileiras. Alem disso, o livro tem várias receitas de petiscos, como o Takoyaki (Bolinho de polvo) e Ika no Shôgayaki (lula ao gengibre) entre outras.

A diagramação e as ilustrações são um capítulo à parte – foram feitas pela  lha do Jo, Mika Takahashi, e são belíssimas. Mas a parte mais legal é que boa parte do livro tem tudo que você precisa saber sobre saquê e não tinha ninguém para explicar.

ENTRE ALGUMAS CURIOSIDADES, VALE A PENA SABER:

O arroz utilizado para produção de saquê tem grãos 25% maiores que os grãos do arroz de mesa.

Quanto maior o polimento do grão de arroz, mais sabor e aroma ele terá. Um saquê considerado premium tem grão polido em 70%.

O saquê pode ser servido em pequenas taças de cristal, copinhos tradicionais de cerâmica, de porcelana ou de laca, os chamados “ochoko”.

Izakaya – por dentro dos botecos japoneses (Jo Takahashi, Editora Melhoramentos), R$ 79,00 (168 páginas)

À venda nas grandes livrarias.

Você pode adquirir também através de JOJOSCOPE (escreva para contato@docultural.com.br para receber as instruções de pagamento), por R$ 60,00 (frete incluso para todo o Brasil). POR TEMPO LIMITADO.

 

 

 

0Shares