Tikara e Keika: behind the scenes

Keika e Tikara: versão trajes tradicionais.

Quando convidamos Maurício de Sousa para criar as mascotes para a celebração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008, a emoção tomou conta de nossa produção, ao acompanhar o seu processo criativo. Os personagens iam sendo rabiscados, mas pareciam já estar com vida própria, querendo saltar do papel. Era um casalzinho, que ia adquirindo vida autônoma. Versões do casalzinho bebê foram criadas, mas eles ficaram melhores na versão pré-adolescente.

Carimbo oficial que os Correios do Japão adotaram no ano do centenário da imigração japonesa no Brasil.
Do Contra.

O modelo para o menino foi desde o princípio, o personagem “Do Contra”, que já integrava a Turma da Mônica. Ele foi inspirado no Maurício, filho homônimo de Maurício de Sousa com a diretora de arte Alice Takeda. Com um jeitão revoltadinho, ele faz o tipão “do contra”. Repaginado como mascote do Centenário, ele ganhou o nome “Tikara”, que significa força.

O pai orgulhoso, mostra sua nova criação

Já a menininha nasceu linda, jeitão mangá de olhos grandes, mas não tinha nome. Foram sugeridos vários, mas Maurício de Sousa não se convenceu. Queria um nome absolutamente inovador,  porém fácil de guardar. Sugerimos então “Keika”, nome de nossa companheira de trabalho na época, na Fundação Japão. E assim nasceu a dupla do centenário, que hoje já virou boneco, participa de musicais, e são personagens da Turma da Mônica Jovem.

Por conta da criação das mascotes Tikara e Keika, além da enorme contribuição ao intercâmbio das culturas entre o Brasil e o Japão, o governo japonês outorgou a condecoração Ordem do Sol Nascente, com Raios de Ouro com Roseta a Maurício de Sousa.

Maurício e Keika, as pessoas reais que inspiraram os personagens Tikara e Keika.
Papais orgulhosos, escoltados por Keika e Tikara.
Tikara, Mônica, Keika e Cebolinha, celebrando a condecoração do papai.
Keika de verdade, recebida pela Turma da Mônica

 

 

Keika teen: cada vez mais gata
Maurício de Sousa e Keika Fujishiro em momento celebrity.
0Shares