Sankaijuku – Umusuna, a Memória anterior à História

 

Sankaijuku (山海塾) A mais renomada e reconhecida companhia de dança contemporânea japonesa, foi criada por Ushio Amagatsu (天児牛大) há quase quatro décadas. Amagatsu é um dos maiores nomes do butô, dança que começou a ter expressão no pós-guerra do Japão. Em suas origens, sem esquecer a mais pura tradição milenar japonesa (embora também significasse uma rebeldia a tudo o que essa tradição representava), soube inspirar-se tanto nas vanguardas europeias quanto nas danças japonesas tradicionais, como o Bugaku.

Umusuna, a mais recente criação do grupo chega a São Paulo

Espetáculo criado para a Bienal de Dança de Lyon de 2012, UMUSUNA é uma palavra de origem ancestral japonesa que remete ao nascimento, à noção de duplo e de opostos que se harmonizam. Também refere-se ao solo, à terra natal. Trata-se de uma dança sobre as origens humanas, num cenário em que a areia está sempre presente.

Dois largos retângulos preenchidos com areia, separados por um estreito caminho, prolongam-se até a parede do fundo de cena, através de um vazio que sugere uma presença invisível. No pátio e no jardim, ao fundo, dois imensos pêndulos,  perfeitamente equilibrados e imóveis, deixam passar em ritmo contínuo dois estreitos fios de areia, que caem sobre círculos. Ushio Amagatsu aparece no centro desse espaço e, com ele, a linha invisível que une céu e terra é materializada. O tempo encontra a eternidade, a unidade revela-se trindade. É como se a dança fosse impulsionada por uma energia leve, quente, suave. O espetáculo compõe-se de sete quadros, cada um dominado por uma cor; feixes de luz horizontais, como raios que passam através dos vitrais de uma catedral, fazem os corpos em movimento lembrar que alguma coisa da alma ganha vida a partir do gesto.

O Sankai Juku e o butô

A mais renomada e reconhecida companhia de dança contemporânea japonesa, foi criada por Ushio Amagatsu há quase quatro décadas. Amagatsu é um dos maiores nomes do butô, dança que começou a ter expressão no pós-guerra do Japão. Em suas origens, sem esquecer a mais pura tradição milenar japonesa (embora também significasse uma rebeldia a tudo o que essa tradição representava), soube inspirar-se tanto nas vanguardas europeias quanto nas danças japonesas tradicionais, como o Bugaku.

O butô busca uma forma de expressão não necessariamente coreografada, nem presa aos cânones que remetam a uma técnica específica. Sua linguagem procura a individualidade, a expressão do que o ser humano tem de verdadeiro em sua alma, através da libertação das convenções.

Nesta temporada apresentarão a coreografia Umusuna (歴史いぜんの記憶―うむすな), criada e dirigida por Ushio Amagatsu, com oito bailarinos e música composta por Takashi Kako, Yaskas-Kas e Yochiro Yoshikawa.

Espetáculo criado para a Bienal de Dança de Lyon de 2012, Umusuna é uma palavra de origem ancestral japonesa que remete ao nascimento, à noção de duplo e de opostos que se harmonizam. Também se refere ao solo, à terra natal. Trata-se de uma dança sobre as origens humanas, num cenário em que a areia está sempre presente.

 

São Paulo : TEATRO ALFA  Dias 28 e 29 de Setembro. Clique no site para comprar ingressos.

Rio de Janeiro: CIDADE DAS ARTES Dias 2 e 3 de Outubro. Clique no site para mais detalhes.

0Shares