Tezuka e Maurício: unidos pelos ideais

Tezuka Osamu, considerado o Rei do Mangá, e Maurício de Sousa, têm uma longa história de amizade que começou em 1984. Veja um pouco dessa história aqui. A amizade foi tamanha que quando Tezuka faleceu, Maurício dedicou este desenho, com a Turma da Mônica consolando os principais personagens criados por Tezuka Osamu.

(c) Mauricio de Sousa Produções

24 anos após a morte de Tezuka, o velho sonho dos dois desenhistas e criadores se tornou realidade. Maurício lançou um quadrinho, com personagens criados por ele por Tezuka, unidos por um ideal: defender o meio ambiente dos interesses capitalistas e devastadores que estão arruinando cada vez mais as matas e a fauna. Era a mensagem que Horácio, já na década de 1960 proclamava, e que Tezuka também compartilhava especialmente em suas últimas criações.

O início da amizade, em 1984. Tezuka Osamu veio ao Brasil, a convite da Fundação Japão. Depois, também pela Fundação Japão, Maurício visitaria o Japão, e lá foi recepcionado por Tezuka

A televisão japonesa deu destaque nesta história. Vejam o programa na íntegra. Está todo em japonês, sem legendas, mas não será difícil entender a mensagem.

 

0Shares