Dois livros, em dança e poesia

Rita de Almeida Castro é atriz, diretora de teatro, doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 1995, é professora no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UnB, onde coordena o grupo de pesquisa “Poéticas do Corpo”. É atriz-pesquisadora do grupo Teatro do Instante e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra) da USP. Publicou o livro Ser em Cena. Flor ao vento. Etnografia de olhares híbridos.Tem artigos publicados em livros na área de Antropologia e Artes.

Quando todas as folhas caem é um livro de haicais inéditos de Cecília Ohno, contemplado no edital de Primeira Publicação de Livros – proac 2011.

Há mais de dez anos o haicai é pesquisado pelo núcleo Fu Bu Myo In orientado por Toshi Tanaka e foi no projeto Tabibito – Viajante, performances em quatro estações a partir do livro de viagem Oku no Hosomichi de Matsuo Basho relizado em 2008/2009 que Cecília pode compreender o haicai como uma experiência do corpo em sintonia com a natureza. A maioria dos haicais deste livro brotaram nesta época. Com eles foi criado uma dança que dialoga com shos – caligrafia de Toshi Tanaka e fotos de Carla Martins da performance Caminho da Lua realizada pelo núcleoem 2007. Depois Fernanda Mascarenhas criou o design de cada página. O resultado é uma dança impressa em livro.

Cecília Ohno, brasileira, de descendência japonesa, nasceu em 1966, artista no corpo, poeta, orientadora corporal e cênica, mestre em artes com a dissertação A arte no corpo e graduada em artes corporais na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Em parceria com Toshi Tanaka, coordena a Casa do Vento – sede do Jardim dos Ventos – um lugar que integra vida, arte e natureza através da prática seitai-ho.

Toshi Tanaka, japonês nascido em Tokyo em 1960, artista performer fugaku, coordenador do Jardim dos Ventos, professor de seitai-ho e do-ho licenciado no Instituto de Pesquisas de Seitai-ho em  Tokyo e professor da faculdade de Filosofia Comunicação Literatura e Artes com notório saber em performance – puc/sp.

 

  • Sábado, 23 de março de 2013 a partir das 19h
  • Sala Crisantempo
  • Rua Fidalga, 521 – Vila Madalena – São Paulo – SP
  • Tel.: (11) 3819-2287

 

 

 

 

 

0Shares