Joe Hisaishi in Francis Lai mood

Joe Hisaishi: o encantador de filmes.

Joe Hisaishi é o famoso compositor das trilhas dos animes da Ghibli (quase todos, desde Tonari no Totoro, até Ponyo) e também dos filmes de Takeshi Kitano (Hana-bi é o máximo!). Suas composições, sejam monumentais como em Nausicäa, ou encantadoras como em  Majo no Takkyubin (Kiki’s Delivery Service) contêm uma fórmula que potencializa emoções. Aqui, ele revela de onde vem uma de suas inspirações: da música de Francis Lai, compositor francês que fez trilhas memoráveis como no filme “Um Homem, Uma Mulher“. Ele regeu além deste, a música tema do documentário “13 Jours en France“, ambos os filmes de Claude Lelouch. Ouçam e notem a semelhança de timbres com as composições originais de Joe Hisaishi.

 

Trilha de “13 Jours en France“, direção de Claude Lelouch e música de Francis Lai. Joe Hisaishi rege a New Japan Philharmonic World Dream Orchestra.

E aqui, a música de “Um Homem e Uma Mulher“, Palma de Ouro em Cannes, direção de Claude Lelouch e música de Francis Lai.

Ouçam aqui, um pout-pourri com as músicas do anime Princesa Mononoke. Nesta trilha, há inclusão de muita sonoridade asiática, sobretudo  shintoísta, evocando as tradições de uma época em que os japoneses conviviam com lendas e deuses.

Princesa Mononoke
0Shares