O arquiteto Naoki Otake acaba de faturar mais um prêmio. Ele é o vencedor do IX Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa de 2012. Em 2008, Naoki já havia conquistado o mesmo prêmio com o projeto para o Restaurante Kinoshita.
Desta vez, o projeto foi do Restaurante Toro. O arquiteto diz que foi um projeto muito simples, realizado com poucos recursos. A sua satisfação é dupla, porque além de ganhar o prêmio, ele comprova que é possível se fazer uma boa arquitetura com orçamento limitado.


Aliás, a assinatura de Naoki Otake está por trás de um bom número de restaurantes que têm uma ambientação criativa, o que contribui para potencializar um momento agradável de degustação. Há quem diga que dá para fazer um roteiro gastronômico passando pelos restaurantes desenhados por Naoki Otake. Duvida? Então, olhe só. Dois dos restaurantes premiados este ano, pela Comer & Beber, da Revista Veja em São Paulo, foram projetados por Otake. O melhor japonês (Kinoshita) e o melhor espanhol (Clos de Tapas), quase vizinhos, na Vila Nova Conceição têm uma atmosfera que emana inspiração, iluminação criativa que valoriza os pratos, e interessante pesquisa de materiais. Você pode ver as matérias sobre a arquitetura destes restaurantes aqui (Kinoshita) e aqui (Clos de Tapas).
E lá no mesmo bairro, inaugurado em agosto, o Attimo, o novo templo gastronômico do chef Jefferson Rueda, que oferece uma culinária chamada de ítalo-caipira, também foi concebido por Otake. “Foi, na verdade, uma reforma: um sobrado projetado por David Libeskind (que projetou o Conjunto Nacional na avenida Paulista) nos anos 50, com características modernistas e que foi transformado em restaurante, com novo programa que inclui uma cozinha de última geração, com equipamentos Electrolux, uma grelha Josper, um forno Molteni, todos trazidos da Itália, selecionados pelo chef Jefferson Rueda e o proprietário, o restaurateur Marcelo Fernandes”.



No salão de 360 metros quadrados, que abriga 81 lugares, ganha destaque a parede branca de cobogó, peças de cerâmica esmaltada vazadas, que separa o salão principal do agradável bar, com direito a espelho d’água. Já no andar superior, ficam uma adega envidraçada e um salão que acomoda quarenta pessoas, destinado a eventos ou almoços e jantares privados.
E nos Jardins, o restaurante Armanda é um misto de descontração, com ambiente arejado para os almoços executivos, mas que abre à noite também, com bar, com entrada independente.


- Bar com inspirada iluminação Foto: Lufe Gomes

Aliás, o Armanda tem o selo de Restaurante Sustentável. Além de reduzir o lixo orgânico, e transformá-lo diariamente em adubo, o restaurante ainda faz a coleta seletiva dos materiais recicláveis e conta com a coleta do seu óleo de cozinha, dando-lhe a destinação correta e tornando-se referência para todos os restaurantes.
Clos de Tapas: rua Domingos Fernandes, 548, Vila Nova Conceição, tel. (11) 3045-2291
Armanda: Alameda Franca, 1368 – Jardins. São Paulo, SP tel. (11) 3061-1759
Attimo: Rua Diogo Jácome, 341, Vila Nova Conceição. tel. (11)5054-9999.
Kinoshita: Rua Jacques Félix, 405, Vila Nova Conceição. tel. (11) 3849-6940
Toro: Alameda dos Anapurus, 1430, Moema. tel. (11) 2386-6966
Veja todos os projetos desenvolvidos por Naoki Otake no site www.naokiotake.com.br desenvolvido pela EkoDesign&Interactive , responsável também pela reformulação visual do novo Jojoscope.

