O universo florido de Makoto Azuma

Recebendo o livro das mãos do próprio autor.
Com o fotógrafo Shiinoki Shunsuke, que assina o livro em co-autoria. Foto: Adriana Suzuki

Uma enorme surpresa foi termos recebido o livro “Encyclopedia of Flowers” (「植物図鑑」) das mãos de Makoto Azuma, na recepção oferecida pela Perrier-Jouët, logo após a sua palestra no Shopping Cidade Jardim. E ainda veio com dedicatória !

Já começando a folhear. Foto: Adriana Suzuki

O livro é belíssimo e acabou de ser lançado no Japão, em julho. É uma coletânea das obras florais de Makoto Azuma, captados pela lente sensível do fotógrafo Shiinoki Shunsuke. Ambos estiveram em São Paulo, para o lançamento da champagne Perrier-Jouët Florale Edition. Veja mais matérias aqui, aqui e aqui.

Sequencia de livros florais

Encyclopedia of Flowers” dá prosseguimento a “2009-2011 Flowers”, publicado ano passado, também pela editora Seigensha Art Publishing e mostra o trabalho destes dois artistas que ficam em contato com as flores e vegetais, todos os dias do ano, observando suas vidas e o seu processo até morrerem. Mais do que uma expressão autoral, ou uma coleção de fotos com suas obras, o livro pretende convidar o leitor a perceber a beleza inerente à natureza.

No livro, estão registrados mais de 200 arranjos, com mais de 1600 espécies. Tokyo se orgulha de ter o maior mercado mundial de flores. Além das espécies criadas lá mesmo, Makoto Azuma usa também espécies que vieram de longe, desde a Amazônia tropical e florestas asiáticas, que venceram distâncias e até as estações.

Cada página é uma exuberância de cores.
Plantas exóticas se misturam a flores comuns: harmonizações.
Folheá-lo equivale a um passeio pela primavera.

Além das fotografias, o livro traz uma relação completa de todas as plantas utilizadas, com seus nomes científicos. E também, a composição detalhada de cada obra, de forma bem didática, como numa receita.

O primeiro estoque nas livrarias se esgotou na primeira semana após o lançamento, em julho de 2012.

o prefácio, Makoto Azuma sintetiza a filosofia de sua obra. Confessa que criar arranjos florais é um ato egoísta. Afinal, as flores têm sua beleza na natureza. O artista floral retira estas flores de seu habitat, muitas vezes com a sua própria raiz, e as combina com outras. Para que? Makoto vem se dedicando a esta ação há quinze anos. Uma das razões é poder observar a alegria e a emoção das pessoas que vêm as suas obras, ou em muitos casos, são presenteados com elas. Mas uma outra razão, mais íntima, é poder se relacionar com a beleza e a vida destas plantas, para criar uma outra vida. “Assassinando, para dar outra vida”.

Makoto Azuma revela os detalhes das composições.

Makoto trabalhava numa floricultura, dessas bem normais, que ficava em frente a um supermercado, quando tinha 21 anos. Ele não tinha nenhuma tradição em trabalhar com flores. Sua família nem praticava ikebana. Talvez por isso, trabalhar na floricultura o encheu de novas sensações. Sua emoção maior foi conhecer o mercado de Ohta, conhecido como o maior entreposto de flores do mundo. Lá, Makoto não encontrou as flores que ele imaginava como sendo “plantas da natureza”. Eram “produtos”, muitos produzidos artificialmente, seguindo rigoroso controle. Além das espécies cultivadas lá, havia plantas que atravessaram oceanos, extirpados de seu meio ambiente e de suas estações, para estarem todos lá expostos, e prontos para serem consumidos. Este mercado ostenta aproximadamente, 70 mil espécies de plantas diferentes, e a cada ano, são acrescidos uma média de 3 mil novas espécies produzidas artificialmente. Uma tecnologia agrícola avançadíssima, que transforma estas plantas em verdadeiras obras de arte, produzidas pelo homem. Essa profusão de cores, texturas, formas e aromas foram então, eleitas por Makoto, como seus ingredientes para criar sua arte.

Decidido a tornar este ato uma profissão, Makoto resolveu abrir sua “haute couture” de flores, primeiro em Ginza, bairro nobre de Tokyo onde se concentram as grande grifes da moda. Hoje, o estabelecimento fica em Minami Aoyama, outro bairro fashion de Tokyo. É “haute couture”, porque o trabalho de produção só começa depois que houver uma encomenda e o trabalho se caracteriza pela exclusividade.

O trabalho encomendado pela Perrier-Jouët para Makoto Azuma criar a nova garrafa da champagne edição limitada Florale Belle Époque não consta no livro.

O book design é de Hara Kenya, diretor de criação da marca MUJI, e que já esteve no Brasil, a convite da Japan Foundation.

Por enquanto o livro só está disponível na Amazon do Japão, por 3.360 ienes (aproximadamente R$ 90,00 fora o envio e os impostos).

 

Detalhe do convite para o lançamento brasileiro da champagne Perrier-Jouët Florale Belle Époque by Makoto Azuma. com flores de anêmonas japonesas em pop-up.

 

Lindo buffet preparado pela chef Helena Rizzo, do Manioca. Cores da primavera.

 

Encyclopedia of Flowers–植物図鑑”

 

Book desgin de Hara Kenya valoriza o visual e o livro como produto de design

瞬く間に朽ちゆき、死への時間を刻んで姿を変容させていく花々。

東信と椎木俊介の二人は、365日、こうした花々の生き死をその手で触れ、対峙し続けてきた。昨年刊行した初作品集にして記念碑的な『2009-2011 Flowers』につづく第2弾となる本書は、作家表現や作品集といった枠組を超え、あまねく多くの人々に、自然のみが有する美しさ、その尊い生命を伝えることに徹底して取り組んだ普及版であり、さながら、現代における「植物図鑑」のスタンダード版である。

本書では200点を超える写真を収録し、収められた植物は、数万本、1600種を下らない。 それらは、現在、世界最大の花卉市場である日本で育てられた花々は勿論のこと、遠く遥かアマゾンの熱帯雨林やアジアの湿地帯、厳しい自然環境に原生する植物が、海を渡り、季節を越えて東京に集められたものである。

■200点を超える写真と1600種以上の植物を収録。

■巻末には、実用性を考慮し、掲載植物をすべて特定し、学名・和名を記した索引を付す。

 

Makoto Azuma. Foto: divulgação

著者プロフィール

東信[あずま・まこと/1976–]と椎木俊介[しいのき・しゅんすけ/1976–]は、2000年より共同し、花や植物を用いた作品を制作しはじめる。2002年には、注文に合わせて花材を仕入れ、花束をつくるオートクチュールの花屋「JARDINS des FLEURS」を構える。こうした花屋としての活動に加え、2005年頃から、東の花や植物による造形表現が、海外から注目を集めはじめるようになる。

ニューヨークでの個展を皮切りに、パリのカルティエ現代美術財団での実験的なアートパフォーマンスやデュッセルドルフのNRWフォーラムといった美術館やアートギャラリーでの作品発表を積みはじめる。

時を同じくして椎木は、花や植物のみが有する自然界特有の色彩や生命力、神秘性を鋭く切り取っては、刻々と朽ちゆき、姿かたちを変容させていってしまう生命のありようを写真に留める活動に傾倒していく。

 

「ENCYCLOPEDIA OF FLOWERS-植物図鑑」

 

アートワーク・序文 | 東信

写真     | 椎木俊介

編集     | 和田京子(青幻舎)

ブックデザイン  | 原研哉+松野薫+陳 芳如

(日本デザインセンター原デザイン研究所)

プリンィングディレクター | 谷口倍夫(サンエムカラー)

制作管理    | 吉田和夫(サンエムカラー)

 

仕様:B5判

頁数:512P

定価:本体3,200円+税)

発行:青幻舎

発売日:2012年7月25日

 

 

0Shares