Travessias em Conflito- o lado B da imigração japonesa no Brasil
Ciclo de debates, filmes e palestras, leituras dramatizadas e apresentação de peças teatrais.
O Núcleo HANA de Pesquisa e Criação Teatral apresenta TRAVESSIAS EM CONFLITO – O lado B da imigração japonesa no Brasil, projeto contemplado na 20ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – 2012, que investiga a memória dos nikkeis para a criação de uma obra teatral.
Nikkei é uma palavra da língua japonesa que designa os imigrantes japoneses e seus descendentes que vivem fora do Japão. O centenário da imigração japonesa no Brasil, comemorado há pouco mais de quatro anos, acentuou os aspectos bem sucedidos de integração, assimilação e aculturação dos nikkeis no país. Por outro lado, observou-se também que os conflitos e as tensões estiveram sempre presentes mas foram pouco discutidos.
O projeto do Núcleo HANA investiga o “lado B” dessa travessia, revelada, entre outras, pelas experiências recentes dos dekasseguis, brasileiros descendentes de japoneses que emigraram ao Japão em busca de trabalho.
Depoimentos e entrevistas com nikkeis imigrantes, seus descendentes e familiares constituirão o material para a construção de um repertório de obras dramatúrgicas a ser apresentado ao público.
A primeira etapa (julho a dezembro) inicia-se no 25 de julho, quarta, com a abertura e a exibição do documentário Tokiori – Dobras do tempo. Debate com os realizadores, após a exibição.
Local: Associação Hiroshima Ken do Brasil, Rua Tamandaré, 800.
Data: 25 de julho, às 19:00h.
A entrada é franca, com a retirada de senha a partir das 18h.

