Yosakoi Soran, o décimo !

E está chegando o Yosakoi Soran, o maior festival de dança contemporânea japonesa. É uma modalidade que une tradição e modernidade, e foi criado em 1991, em Hokkaido, a maior ilha dentro do arquipélago japonês e inspira-se em músicas folclóricas celebrando os resultados da colheita e da pesca. O Yosakoi Soran nasceu da mistura de dois estilos musicais regionais do Japão (Yosakoi Bushi e Soran Bushi). O Yosakoi – “a noite vem” – é um tipo de música originária da província de Kouchi, dançada pelos jovens nas ruas, de maneira viva e vibrante. Soran Bushi é uma canção folclórica rítmica, comum entre os pescadores de Hokkaido, que usam a expressão como um grito de guerra para partir ao mar.

clique para ampliar

A coreografia exalta os movimentos da atividade pesqueira e agrícola, mas com nova roupagem e estilos que vão do pop, rock e hip-hop. Também os arranjos das músicas, além de incorporarem instrumentos tradicionais, pode introduzir guitarras, bateria e teclado.

Grupo Saikyo - campeão categoria adulto

Veja aqui, a apresentação do Grupo Sansei, Grand Prix de 2011 e que acaba de participar do Festival Yosakoi Soran em Sapporo, deste ano.

 

Enfim, é o festival da música e da dança, na forma mais híbrida possível.

No Brasil, o Yosakoi Soran foi introduzido pelo empresário Hideaki Iijima, fundador da rede Soho de Cabeleireiros, como uma maneira de difundir a cultura japonesa, através de formas dinâmicas de interação, convocando especialmente os jovens. Hoje participam grupos de todo o território brasileiro.

Crianças também participam, na categoria juvenil

O Festival Yosakoi Soran chega este ano ao seu décimo ano consecutivo de realização e é agraciado por incentivo fiscal. Portanto, ele pode receber investimentos através de isenção fiscal, por meio da Lei Rouanet. Caso sua empresa esteja interessada em investir num projeto de alto padrão, com sólidas garantias de retorno de marketing cultural entre em contato com o escritório administrativo do Yosakoi Soran:

Associação Yosakoi Soran do Brasil

GUARDE A DATA: 29 DE JULHO NA VIA FUNCHAL, EM SÃO PAULO.

Entrada Franca, mediante doação de dois quilos de alimento não perecível. Saiba mais neste post !!

 

0Shares