O Umami da Paçoca

E quem disse que Umami é uma qualidade exclusiva da culinária japonesa? A palavra sim, é de origem japonesa, mas este gosto, o quinto gosto básico do paladar humano, é encontrado em muitos pratos não só japoneses. É certo que a culinária japonesa capricha na exploração deste gosto e só o caldinho essencial feito à base de um bom dashi (lascas do peixe bonito seco) e alga kombu já contribui para a formação do gosto umami.

Mas é Junho, tempo de festas juninas e o Comitê Umami Brasil informa que a Paçoca, este doce tão tradicional das quermesses e festas do mês, é muito rico no gosto Umami. E o mais incrível: não só a paçoca, mas o bolo de milho, pé de moleque, cuzcuz são pratos que têm o gosto Umami de forma bem acentuada. Legal, né?

Olha aqui então, a receita da Paçoca Caseira.

PAÇOCA CASEIRA

RENDIMENTO

20 porções

TEMPO DE PREPARO

10 minutos

INGREDIENTES

– 500 g de amendoim, torrado e sem pele

– 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)

– Meia xícara (chá) de farinha de milho amarela (100 g)

– Meia colher (chá) de sal

– 4 colheres (sopa) de manteiga derretida (60 g)

MODO DE PREPARO

– No processador, bata, aos poucos, o amendoim, o açúcar, a farinha de milho, o sal e a manteiga, até obter uma farofa úmida.

– Transfira para copinhos descartáveis e sirva em seguida.

DICA

Use preferencialmente o processador. Essa receita não tem o mesmo resultado se for utilizado o liquidificador.

 

O que é o Gosto Umami

O gosto Umami é o quinto gosto básico do paladar humano e foi descoberto em 1908 pelo químico japonês Kikunae Ikeda. Porém, só foi reconhecido pela comunidade científica em 2000, quando pesquisadores da universidade de Miami encontraram receptores específicos nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico, o os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias que proporcionam o Umami. Queijo parmesão, tomate, cogumelos e carnes em geral são os alimentos que têm estas substâncias em grande proporção, e por isso possuem o quinto gosto de forma mais acentuada. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

Para saber mais: www.portalumami.com.br

0Shares