Koinobori: as carpas que voam no céu

Dia 5 de Maio é o dia dos Meninos no Japão. É tradição hastear na frente das casas onde há filhos meninos, carpas coloridas de plástico ou seda que simbolizam o desejo dos pais de desejarem saúde e vigor para seus filhos. No passado, devido à herança militar, as carpas carregavam um significado mais forte de obstinação e varonilidade, mas isso vem sendo atenuado nas últimas décadas. Há uma tendência de este costume virar mais decorativo e menos compromissado com suas raízes, vamos dizer assim, morais. Mas é fato que o Japão fica mais colorido nessa época do Golden Week, o feriadão japonês do início de maio. O dia das meninas é comemorado no dia 3 de Março.

Há uma lenda chinesa, que conta que a carpa tinha que atingir a fonte do rio que corta a China, o Huang Ho (Rio Amarelo), na época da desova. Mas para conseguir este objetivo teria que sair de seu habitat de conforto e nadar contra a correnteza, vencendo obstáculos como cascatas e topografias íngremes até atingir a  montanha Jishinhan. A carpa que alcançasse o topo seria uma vencedora e  transformava-se em um dragão passando a ter o direito de habitar o céu. Por isso a mitologia oriental deposita na carpa o significado de força, coragem e determinação.

Aqui no Brasil, adotando esses significados ao legado histórico dos imigrantes, a curadoria da Semana Cultural, evento oficial das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa lançou nos céus de São Paulo dezenas de carpas coloridas enormes que criaram a identidade visual ambiental do evento em junho de 2008. Show !!

  • Projeto: Semana da Cultura Japonesa em São Paulo
  • Data: 13 a 23 de Junho de 2008
  • Local: Centro de Convenções do Anhembi – São Paulo
  • Curadoria Geral: Jo Takahashi
  • Criação ambiental e cenografia: Jum Nakao+Marcelo Jackow
  • Produção executiva: Rock Comunicação

 

O dia em que carpas voaram nos céus de São Paulo
0Shares