Curso “Filosofia da Arte”

O filósofo Chiu Yi Chih

O filósofo Chiu Yi Chih, mestre em Filosofia ministra o  curso “Filosofia da Arte”, onde serão abordados os conceitos-chave da filosofia de Gilles Deleuze, com o objetivo de apresentar ao público-leigo a sua concepção de arte. Serão discutidos Anti-Édipo, Mil Platôs 1, O que é Filosofia e Diferença e Repetição – esta última considerada a sua obra principal – nas quais os conceitos de representação, diferença e subjetividade esquizoide são fundamentais para se compreender o procedimento das artes contemporâneas de um modo geral (artes visuais, teatro, literatura, etc). Os tópicos a serem abordados nos cinco encontros são:

1) Subjetividade/cogito na tradição filosófica e no pensamento de Deleuze;
2) Ontologia das multiplicidades na constituição de uma subjetividade rachada;
3) Conceito deleuziano de sentido e diferença ontológica;
4) Ideia e Simulacro no senso comum, na tradição filosófica e na filosofia deleuziana;
5) Crítica deleuziana das categorias fundantes da filosofia clássica tradicional: os quatro liames da representação – a identidade, a oposição, a semelhança e a analogia.

Quintas-feiras das 19:00 até 21:00
Início: 20/10 até 17/11
Local: Instituto Mandarim Yuan De. Rua Joaquim Távora, 1374. Perto do metrô Ana Rosa – Vila Mariana.
Investimento: R$120,00
Inscrições até 20/10 no Instituto Mandarim Yuan De pelo tel (011) 5572-0379 ou (011) 6574-4998

*Chiu Yi Chih, filósofo e mestre em Filosofia na USP com a dissertação A eudaimonía na pólis excelente de Aristóteles, professor de Filosofia da Arte, ensaísta, escritor e performer. Publicou o livro Naufrágios (Editora Multifoco) com prefácio de Cláudio Willer. Realizou a performance O olho da menina morta e está trabalhando na performance Philomundus com o seu LOZ-2962 Studio (Brasil-China-Taiwan). Participou de vários simpósios, jornadas e colóquios, dentre ele, Colóquio Deleuze: leitor dos modernos na USP.

http://philomundus.blogspot.com/
http://institutomandarim.net/blog3/

Em breve, será publicado o seu artigo Por uma estética da diferença: um diálogo entre Deleuze e Artaud no livro DELEUZE HOJE (Editora Brasiliense) com a participação da professora Marilena Chauí (USP) e do professor-tradutor de Deleuze, Luis Orlandi (UNICAMP-PUC). Veja no http://deleuzemodernos.blogspot.com/

0Shares