Concert for Japan

 

A Japan Society, importante instituição cultural sediada em Nova York realiza no dia 9 de Abril, um concerto beneficiente de 12 horas consecutivas de boa música, em solidariedade às vítimas do terremoto e do tsunami no Japão. Músicos de peso já confirmaram sua presença nesta maratona. Organizado pelo compositor John Zorn, o elenco inclui Philip Glass e Hal Willner, Lou Reed, Laurie Anderson (que já foi postado aqui em Jojoscope, quando Laurie esteve aqui em São Paulo, para a sua exposição e performances no Centro Cultural Banco do Brasil, em outubro de 2010), Ryuichi Sakamoto, que vai dar uma canja em piano solo, Bill Laswell e a banda indonesiana gigi band.

Philip Glass e Ryuichi Sakamoto, no concerto

 

Laurie Anderson e Lou Reed também participam
gigi band, o curador John Zorn e o guitarrista Bill Laswell

Além da maratona musical, muitas atividades estarão recebendo os visitantes. Performances para fazer os origamis de tsuru, tão apropriados para dar conforto às vítimas, oficina de construção de lanterninhas de papel artesanal para desejar boa sorte estarão disponíveis.

Os visitantes poderão ainda ver a exposição Bye Bye Kitty!!!, que acabou de ser inaugurada. Trata-se de uma exposição de arte contemporânea japonesa, reunindo um time de 16 relevantes artistas(*). Com curadoria de David Elliot, ex-diretor do Mori Museum entre 2001 e 2006 e conhecedor da cena contemporânea das artes visuais do Japão, a exposição procura demolir conceitos estereotipados do “kawaii” (meiguice) e da cultura “otaku” (nerd), revelando os medos e ansiedades do momento presente do Japão, e sua falta de perspectiva para o futuro. Os suportes vão de pinturas, fotografias, objetos, vídeos a instalações.

Harakiri School Girls, 2002, obra de Makoto Aida, impressão sobre filme transparente, filme holográfico, acrílica | Cortesia Mizuma Art Gallery, coleção Watai

(*) Os dezesseis artistas são: Makoto Aida会田誠; Manabu Ikeda池田学; Tomoko Kashiki樫木知子; Rinko Kawauchi川内倫子; Haruka Kojin荒神明香; Kumi Machida町田久美; Yoshitomo Nara奈良美智; Kohei Nawa名和晃平; Motohiko Odani小谷元彦; Hiraki Sawaさわひらき; Chiharu Shiota塩田千春; Tomoko Shioyasu塩保朋子; Hisashi Tenmyouya天明屋尚; Yamaguchi Akira山口晃; Miwa Yanagiやなぎみわ; Tomoko Yoneda米田知子.

Entrada franca para o espaço.

Ingresso para a o Concerto for Japan, US$ 100 que dá direito a ver a exposição Bye Bye Kitty!!!

Ingressos antecipados, começaram a ser vendidos ontem.

Japan Society’s box office  (212) 715-1258; 333 East 47th Street between First & Second Avenues.

Programação do Concerto Gala Block:

Dia 9 de Abril

1:00 PM Gala Block

Philip Glass, & Hal Willner

Lou Reed, Laurie Anderson & John Zorn

6:00 PM Gala Block

Ryuichi Sakamoto solo

Bill Laswell with gigi band

http://www.japansociety.org/

Concerto patrocinado pela Mitsubishi International Corporation e Kikkoman Corporation.

 

Veja o trabalho de alguns artistas.

Laurie Anderson, in Kokoku, referências japonesas.

 

Piano solo de Ryuichi Sakamoto, do single CD Koko

 

E aqui, cenas de Shinjuku, animado bairro de Tokyo, colhidas em dezembro de 2010, com música de Philip Glass (da obra “Glassworks”), no desejo de que a grande metrópole possa resgatar sua energia em breve.

マンハッタンのジャパン・ソサエティでは12時間のマラソンコンサートが現代音楽作曲家のルー・リードによって企画されている。このイベントには、音楽パフォーマーのローリー・アンダーソン、作曲家のジョン・ゾーンやフィリップ・グラス、更に坂本龍一などの出演が決まっており、4月12日の午後1時から9時までの公演となる。このコンサートの収益はすべて東日本地震災害救援のために寄付される。ジャパン・ソサエティでは「バイバイ・キティ」と題される現代美術展も開催中。2001年から5年間、東京の森美術館の学芸員を務めたイギリスの美術評論家デビット・エリオットのキューレーションによる、日本の現代を表現する作家16人の作品展である。「かわいい」文化、オタク文といったステレオタイプから脱皮して現代日本の不安を剥き出しにする展示である。

0Shares