Halloween com Kiki

Jojoscope comemora o Halloween com a Kiki, a bruxinha que abriu um serviço de delivery.

Capa da obra original que deu origem ao anime O Serviço de Entregas de Kiki, escrito por Kadono Eiko, em cinco volumes. Kadono ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado como o Prêmio Nobel da literatura infanto-juvenil, em 2018.

Majo-no-Takkyubin (魔女の宅急便)é um animê do Estúdio Ghibli, baseado na obra da escritora de literatura infanto-juvenil  Kadono Eiko ( 角野 栄子) , que inclusive teve uma passagem pelo Brasil na década de 1960. Dessa vivência no Brasil, a escritora lançou no Japão “Ruizinyo Shônen – Burajiru wo Tazunete” (「ルイジニョ少年・ブラジルを訪ね」) pela editora Popura.

Miyazaki Hayao  resolveu produzir a animação baseado no romance de Kadono , mas no decorrer da roteirização, distanciou-se da estória original. O anime foi lançado em 1989, um ano após o estrondoso sucesso de Tonari no Totoro (「となりのトトロ」). A personagem principal, Kiki, é uma menina na pré-adolescência, mestiça de uma mãe bruxa com um pai normal, que resolve se tornar independente, na noite de lua cheia quando completaria 13 anos de idade. E parte, na companhia de seu inseparável gatinho preto Jiji. Após algumas desilusões, consegue se instalar no sótão de uma padaria e passa a fazer entregas. Empreendedora, abre sua microempresa de delivery com voos de vassoura.

Porto, em Portugal, teria sido uma das cidades que inspirou Miyazaki para criar os cenários de Kiki. De fato, Miyazaki viajou mesmo pelo norte de Portugal antes de começar a produzir os concepts de Kiki. Os telhados alaranjados nas cenas aéreas de Kiki parecem mesmo de uma cidade portuguesa.

A prefeitura de Estocolmo, na Suécia, conhecida como Stadshuset está localizada na ilha de Kugsholmen e também parece ter inspirado Hayao Miyasaki para compor o cenário de O Serviço de Entregas de Kiki.

O Serviço de Entregas da Kiki está disponível na Netflix Brasil. 

Ouça aqui uma suíte orquestral da trilha sonora de Majo-no-takkyubin, composta por Hisaishi Joe. Hisaishi rege a London Symphonic Orchestra Melodyphony

Um dos patrocinadores da animação foi a Transportadora Yamato, que tem como mascotinho uma gata preta mãe transportando seu filhote pela boca. A transportadora viu uma ótima oportunidade de marketing ao vincular a imagem da empresa ao gatinho Jiji. 

 

 

 

0Shares