Uma das atrações na 38ª edição do São Paulo Fashion Week foi uma homenagem à boneca Barbie, criada em 1959 por Ruth Handler, cofundadora da Mattel. Afinal, a boneca mais famosa do mundo faz 55 anos, jeitosa e nos trinques.


E como o número é 55, cinquenta e cinco bonecas foram especialmente preparadas e vestidas por estilistas renomados, como Christian Dior, Vivianne Westwood, Christian Lacroix e Alexandre Herchcovitch. Todas elas pertencem à coleção de Carlos Keffer, com exceção de uma: a de Karl Lagerfeld vestida de Barbie, que é do acervo da Mattel. Segundo os organizadores da exposição, a boneca não está à venda, mas se fosse ser vendida custaria em torno de R$ 10 mil reais. Outros estilistas brasileiros que vestiram Barbie: Dudu Bertholini, Conrado Segreto, Wilson Ranieri, Walter Rodrigues e Lino Villaventura.
- Foto: Jo Takahashi | Jojoscope




Keffer é um grande colecionador de Barbie. Segundo ele mesmo, sua coleção está na casa das 1500 bonecas. Primeiro foi com a coleção de Barbie homenagendo divas do cinema. E nos anos 1990, as bonecas vestidas com grifes famosas.
Jojoscope convidou uma outra boneca para percorrer o longe, montado dentro da São Paulo Fashion Week: Akemi Lolita, nossa Embaixadora Kawaii. Foi uma verdadeira Barbie Experience. Aliás, foi este o nome dado à sala.


Akemi se encantou com as miniaturas, os croquis dos vestidos e experimentou um café Barbie. Até a água mineral veio estampada com a marca da boneca.
Jojoscope conseguiu um depoimento exclusivo da Embaixadora Akemi Lolita sobre a Barbie Experience.
“Visitando a exposição Barbie Experience na SPFW Outono-Inverno 2015, meu coração de menina estourou de emoção.
A propósito, vocês conhecem o nome completo da Barbie-chan?
Ela se chama Barbara Millicent Roberts. Até o nome é deslumbrante e fabuloso.
A boneca-fashion que nasceu nos Estados Unidos, sempre trajando vestidos e sapatinhos elaborados, com uma série de soluções coordenadas, não seria ela mesma uma referência para todas as meninas, e também a origem da moda Lolita?
Barbie-chan foi lançado ao mundo em 1959, e até o início da década de 1970, seu corpo e seus vestidos eram totalmente produzidos no Japão, e exportados para o mundo a partir de Yokohama !
Para mim foi uma grande descoberta constatar uma forte relação e conexão entre o Japão e os Estados Unidos através da Barbie.
E os anos 1970 foram também o início da Street Fashion e da moda Harajuku!
Lá estava a origem da Lolita Fashion, a moda criada pela cultura pop japonesa.
A exposição “Barbie Experience” foi uma grande oportunidade para observar e explorar uma faceta dos fundamentos da moda Lolita.
Graças à moda Lolita, eu aprendi a desfrutar a felicidade.
Se pudermos expressar em uma frase o que é a Barbie e o que é a Lolita Fashion, eu diria que é “o espírito pleno de pureza e inocência”.
Ao visitar a exposição Barbie Experience, pude sentir o quanto estou desenvolvendo meu espírito também. Por isso, minha expectativa cresce ainda mais, para dar mais um passo com experiências como esta.
Minha gratidão à exposição da Barbie !”




Colaboração na produção desta matéria: Nina Takahashi

2015秋冬サンパウロ・ファッション・ウィーク内で展示された「バービー生誕55周年」展では、世界的ファッションデザイナー55人に着飾られたバービー人形が勢ぞろい。そこにブラジル大使の松田明美さんをご招待しました。その体験の感想を聞いてみました。
「2015秋冬SPFWの『バービー展』に乙女心炸裂な私でした。
皆さんはバービーちゃんのフルネームご存知ですか?
バーバラ・ミリセント・ロバーツ(Barbara Millicent Roberts)です。ネームまでもが素敵すぎて眩しいです。
アメリカ生まれのファッションドール、バービーちゃんの身にまとった精巧なドレスやお靴、数々のコーディネイト、これは本来の女の子の“憧れ”でありロリータファッションの原点ではないのでしょうか。
1959年に初お披露目を行ったバービーちゃんは、1970年代初頭まで本体もお洋服も全て日本で製作され横浜から世界に出荷されていたのですよ!
私にとっての素晴らしい発見は、日本とアメリカのお互いの強い意識や繋がりがここで感じられました。
そして、何と!1970年代は、ストリートファッション、原宿ファッションの始まりの年代でもあります。
これこそ正に日本の大衆文化が生み出した「ロリータ・ファッション」だと感じました。
私にとっての『バービー展』はそんなロリータファッションの原点となる一面を探り見る事が出来た最高な機会でもありました。
「ロリータ・ファッション」のお陰で私は常に幸福感を味わえる事を知りました。」
ブラジルかわいい大使・松田明美