ANA: Cortesia japonesa no ar

O Japão fica um pouquinho mais perto com a All Nippon Airways (ANA)

Aeronave da ANA decorado com Pokémon e Pikachu por fora e internamente, em muitos detalhes. Crédito na foto.

Hoje, há muitas maneiras de se chegar ao Japão, através de companhias aéreas europeias e americanas. Até a TAM brasileira já se prepara para operar São Paulo – Narita em pouco tempo. Mas a melhor maneira de desfrutar o Japão, antes mesmo de se chegar fisicamente lá é optando por uma companhia aérea japonesa, com todos os requintes de serviços que já são mundialmente consagrados como os melhores do mundo.

Afinal, uma viagem do Brasil para o Japão demora mais de 25 horas e para amenizar o martírio de estar confinado por tanto tempo, só mesmo um bom leque de serviços que distraia a alma e claro, o apetite. A All Nippon Airways, que opera a partir de algumas cidades dos Estados Unidos, e na Europa, via Londres, Paris e Frankfurt apresenta um diferencial que se nota já em terra, a partir do check in, com um serviço extremamente atencioso e rápido, raro de se ver por aqui. Mas é lá dentro da aeronave que se descortinam as grandes surpresas. Um serviço de cathering de primeira, até mesmo na classe econômica.

Washoku Bento Box: um cathering cativante, cheio de cores e sabores. Foto: divulgação

É possível escolher entre uma refeição japonesa (washoku) e uma ocidental. Se você quiser já “entrar no clima” nem pense duas vezes: a opção certa é o washoku, leve, colorida e deliciosa, muito apropriada para esta longa viagem. Esta opção é composta de uma entrada (zensai), composto de pequenas fatias de legumes e peixes em conserva. Depois, um mushimono, prato a vapor, que pode ser um chawan-mushi, um creme de ovos levíssimo, que com sorte, pode vir com enguia. O prato principal, um peixe marinado no melhor sakê Guinjo, e grelhado é apresentado ainda com aroma do carvão. Acompanha uma sopinha leve e arroz branco de primeira. Dependendo do vôo, o cathering pode ser apresentado em forma de um box, com vários petiscos compostos. Peixes e ovas marinados, omeletes e legumes da estação e frutas. Um festival de cores que é pura diversão.

Qualidade excepcional do cathering, muitos assinados por chefs famosos. Foto: Jo Takahashi
Gastronomia leve, saudável e deliciosa. Foto: Jo Takahashi

E para fechar, um parfait de pêssegos aromáticos ou morangos, sempre uma fruta da estação.

Parfait de frutas da estação.Foto: Jo Takahashi

Mas o diferencial da All Nippon Airways não para por ai. O segundo serviço pode ser agendado para o horário que o passageiro marcar, e pode ser escolhido entre pratos que são conhecidos como comfort foods do Japão: um udon (macarrão grosso) de cogumelos shiitake, um missô-lamen, um curry, uma sopa cremosa de abóbora japonesa kabotcha com milho, todos servidos bem quentes em louças de cerâmica. Até o campeão do fast-food japonês está presente: o gyudon, um refogado de carne bovina sobre arroz, do Yoshino-ya, que pode ser solicitado a qualquer hora.

Um reconfortante udon, servido a qualquer hora durante o vôo. Há outras opções como lámen e curry.

E entre as refeições, pode se sempre pedir aperitivos, como uma seleção de queijos, que inclui ótimas fatias de chaource (parecido com o Camembert, mas muito mais cremoso) e roquefort, frutas da estação e sorvete de baunilha. Há pequenas surpresas, como um delicioso macaron de chá verde, que vai muito bem com … chá verde quente! Pode parecer redundante, mas a combinação é surpreendemente perfeita.

Macaron de chá verde, e um ótimo chá verde de Uji. Combinação mais que perfeita.Foto: Jo Takahashi

Ainda, se preferir, a poucas horas da aterrisagem, o passageiro pode pedir uma refeição leve, composta de uma sopinha osumashi (leve caldo de dashi com cogumelos), um arroz branco quentinho com uma posta de peixe cavala ou buri (olho-de-boi), acompanhado de uma aromática e refrescante conserva de kinjisou, uma verdura típica.

Um peixe cavala grelhado, com legumes e pickles japoneses (tsukemono), com arroz branco quentinho e missoshiru Foto: Jo Takahashi

A classe executiva dispõe de assentos que são verdadeiras cabines-escritórios. A mesa tem duas abas que, quando abertas, aumentam o campo, tornando-se ideal para usar um laptop grande. O encosto é dotado de tomadas de eletricidade e USB, e permite recarregar celulares, iPod e os próprios laptops. E os assentos viram camas de maneira muito engenhosa.

Mesa ampla com abas laterais, e dotados de diversas tomadas para alimentação de laptop, ipad ou celular.Foto: Jo Takahashi
Isto é maravilhoso ! Todos os assentos têm essa alimentação para seus eletrônicos inseparáveis. Foto: Jo Takahashi
Além da mesa expansível, os assentos da classe executiva têm esta mesa lateral, muito prática, com iluminação focada e mais tomadas de alimentação de eletrônicos.

Mas acima de tudo, o que diferencia mesmo é o atendimento cortês, eficiente e simpático das comissárias, com a atenção totalmente voltada para o bem estar do passageiro. Experimente esta cortesia já em pleno ar, em sua próxima viagem.

O empresário Marcelo Fernandes também aprovou a qualidade dos serviços da All Nippon Airways: "impecável". Foto: Jo Takahashi

 

 

 

 

Conteúdo fornecido por All Nippon Airways

0Shares