A Cor do Sabor premiado em Paris !!

A Cor do Sabor: A Culinária Afetiva de Shin Koike (Editora Melhoramentos), de Jo Takahashi e fotos de Tatewaki Nio foi premiado como o Segundo Melhor Livro de Gastronomia Japonesa no mundo pela Gourmand World Cookbook Award de 2013, realizado no dia 23 de Fevereiro de 2013, no Carrousel du Louvre em Paris. O primeiro prêmio ficou com “Moco’s Kitchen” de Hayami Mocomichi, publicado pela Nippon Television.

Você pode ver todas as categorias e todos os premiados aqui neste catálogo digital.

Este ano foram mais de 7.000 publicações de mais de cem países concorrendo em mais de cinquenta categorias.

Simultaneamente ao prêmio é realizado tradicionalmente, o Paris Cookbook Fair, que este ano aconteceu nas mesmas instalações do Carrousel du Louvre. Veja aqui um vídeo que dá uma boa ideia do que é esta que é maior feira de publicações sobre gastronomia no mundo.

O Brasil esteve presente com stands da Editora Melhoramentos e do Senac.

Chef Shin Koike exibe o livro no stand da Melhoramentos

O Gourmand World Cookbook Awards é uma premiação internacional, criada por Edouard Cointreau, em 1995. Mais de cem países participam atualmente da competição, mostrando a grande vigor que este tema desperta no mundo. O objetivo da premiação é valorizar as publicações que “cozinham com palavras”, e dar um parâmetro aos leitores e editores internacionais. São mais de 26.000 publicações sobre gastronomia e vinhos produzidos todos os anos no mundo inteiro, e a Gourmand auxilia os editores interessados em comprar os direitos e traduzir títulos, bem como distribuir as publicações para além de seus mercados nacionais. A feira é uma boa oportunidade para divulgar publicações aos maiores mercados de livros de gastronomia em inglês, chinês, alemão, espanhol e francês.

O editor Breno Lerner, da Editora Melhoramentos, ladeado por Carlos Andreotti (esq) e Jo Takahashi (dir), autores premiados.

Os vencedores em cada país são anunciados em Novembro, e adquirem o direito de competir internacionalmente no Best in the World. Assim, “A Cor do Sabor: a culinária afetiva de Shin Koike”, foi eleito Melhor Livro de Chef e Melhor Livro de Gastronomia Japonesa, publicados no Brasil e o Segundo Melhor Livro de Gastronomia Japonesa no Mundo. Chega agora às livrarias brasileiras com um selinho atestando o título.

O espaço de eventos do Carrousel du Louvre recebeu mil convidados internacionais.
A Cor do Sabor no pódio !

Este ano também concorreram “Chefs Café”, de Carlos Andreotti, pela Editota Melhoramentos, na categoria Café, e “Naturalíssima”, de Tatiana Cardoso, pela editora Alaúde na categoria Culinária Vegetariana. Todos foram classificados como Segundo Melhor do mundo em suas categorias.

A solenidade anual é móvel. Nestes últimos quatro anos foi realizado em Paris, mas a cerimônia já aconteceu em Frankfurt, Versalles, Barcelona, Kuala Lumpur, Londres, entre outras cidades, reunindo centenas de jornalistas, editores e autores.

Delegação Melhoramentos na saída do evento.

A Cor do Sabor: A Culinária Afetiva de Shin Koike” é de autoria de Jo Takahashi, com deslumbrantes fotos de Tatewaki Nio e um primoroso design gráfico de Erika Kamogawa, da EkoDesign&Interactive com prefácio de Breno Lerner. Teve o patrocínio da Kikkoman Brasil, Fundação Kunito Miyasaka e Yamaha Motor do Brasil, e publicado pela Editora Melhoramentos. Pode ser adquirido nas grandes livrarias do Brasil (Fnac, Livraria Cultura, Saraiva) ou pelo Jojoscope (contato@docultural.com.br). Pelo Jojoscope, o frete no país é grátis e dependendo do estoque, o livro poderá ser oferecido com a opção autografada pelo autor e pelo chef Shin Koike.

Veja aqui o artigo publicado pelo MALAGUETA: PALAVRAS BOAS DE SE COMER. Escreve Mariana Moraes: “Assim como o Oscar está para as melhores cinematografias do ano,  o Cookbook Gourmand Awards está para as publicações literárias gastronômicas. Em Paris, no último final de semana, o Gourmand Awards revelou os vencedores em diversas categorias da culinária e do vinho no mundo. A riqueza gastronômica de cada região do globo não cabe em uma só livro, mas em vários e o prêmio abarca essa diversidade contadas por autores de muitas nacionalidades. Histórias, receitas e a cultura da comida recebem seu mérito.”

 

0Shares