Wagashi: os doces do Japão

A confeitaria japonesa, wagashi, é feita geralmente de arroz ou farinha de trigo, feijão azuki e ágar-ágar, uma espécie de gelatina feita de algas marinhas. Muitos desses doces estão relacionados a festividades, como o sakura-mochi, um bolinho feito de massa de arroz glutinoso, semelhante ao mochi, recheado com doce de feijão e embrulhado com folhas de cerejeira conservadas em salmoura, para celebrar a floração das cerejeiras, na primavera. Há também o kashiwa-mochi, mesmo tipo de doce, só que embrulhado em folha de carvalho, consumido no dia dos meninos, em 5 de maio.

Sakura-mochi: delicado doce feito com arroz glutinoso na cor das flores de cerejeiras, recheado com feijão azuki, e envolto com folhas de cerejeira que reforçam o aroma primaveril.

Todos os doces japoneses têm uma característica comum: não levam leite nem manteiga, são extremamente leves e pouco doces.

A apresentação visual é outra característica marcante dos wagashi.

Na Equipotel, em cartaz até o dia 13 de Setembro, a JETRO trouxe a fabricante Tsuyamaya Seika, que apresenta três tipos de doces de sua fabricação.

Fundada no Primeiro Ano Taisho (1912 no calendário cristão) na região de Izumo, província de Shimane, a Tsuyamaya Seika produz Wagashis, os doces tradicionais japoneses, valorizando a cultura e a tradição dos doces da região, oferecendo doces originalíssimos, como wagashis delicados que podem ser apreciados em uma bocada, gelatinas feitas com ágar-ágar, a preços muito acessíveis.  Os produtos da Tsuyamaya Seika são disponibilizados dentro do Japão em grandes redes varejistas como Aeon e Ito Yokado,  e há mais de três décadas exporta para a América do Norte e Ásia. Vamos ver se ela chega por aqui brevemente. Por ora, a empresa veio pesquisar mercado e o interesse do público brasileiro.

Vejam os docinhos que eles trouxeram.

Hana Awa Yuki (12 unidades) Não contém glúten

Tradicional wagashi gelatinoso, mistura de kanten com merengue que apresenta uma textura delicadamente macia, com gotículas de gelatina de kanten espalhadas em seu interior. Em quatro sabores: morango, uva kyoho, laranja amanatsu e café, embalados individualmente.

Kanten: Ingrediente tradicional dos doces japoneses wagashi, ingrediente para uma gelatina incolor produzida a partir de algas marinhas como o ágar-ágar. Rico em fibras alimentícias.

Gift – Wagashi Iroiro   Contém glúten

Pacote misto de wagashis de tamanho pequeno, para serem provados em uma bocada, utilizando ingredientes tradicionais. Contém cinco tipos de doces: Kuri Manju, Matcha Manju, Azuki Manju, Yuzu Mochi e Azuki Yokan Maki, embalados individualmente. Ideal para presentear, levar quando visitar pessoas, no Natal, etc. Ideal para levar numa visita a amigos, familiares ou outros, em datas comemorativas como Natal ou simplesmente para presentear.

Kuri Ogura Maki  Contém glúten

Dois tipos de Yokan (mistura de doce macio com kanten, resultando numa gelatina mais consistente) enrolados em massa Mikasa (massa de bolo assada em chapa, que lembra outro doce tradicional, o dorayaki, porém mais fina). Os yokans são o Ogura Yokan, preparado com feijão azuki, e o Kuri Yokan, com castanhas cozidas. Cada doce vem em embalagens individuais.

Veja mais aqui sobre o Japão na Equipotel.

0Shares