Sushi design

Um dos grandes destaques no Asia Pacific Advertising Festival – AdFest – deste ano, que aconteceu em março, foi este Design NORI, uma alga desenhada a laser, para fazer sushis com um toque design. O produto ganhou o prêmio máximo na categoria Design Lotus e foi desenvolvido pela agência japonesa I & S BBDO.

A ideia foi lançada pela fábrica de algas Umino, que fica na Província de Ibaragi, propondo um uso mais criativo da alga para sushi, para despertar o interesse dos jovens, que andam meio distantes de comida japonesa.

De fato, o padrão da folha quadrada da alga para sushi não se modificou desde o século XV e os japoneses se acostumaram com esta tradição, não se exigindo dele nenhuma, digamos, atitude revolucionária.

Foi então que a agência, juntamente com a fábrica de algas, propôs a inclusão de padrões que lembrem aspectos sazonais ou que sejam simplesmente lúdicos: pétalas de cerejeiras, bolinhas, padronagens tradicionais e que lembram longevidade e celebrações, que foram esculpidas na fina folha de alga com a mais moderna técnica de corte a laser.

“Nada é perdido”, diz o fabricante, sobre os restos que caem deste corte. A parte picada da alga é aproveitada para furikake (pozinhos condimentados para turbinar o arroz), que também ganham assim novos desenhos.

A folha de alga design logo despertou o interesse de consumidores urbanos, atentos a produtos que despertem tendências. “É contemporâneo e tradicional ao mesmo tempo”, diz uma universitária que mora em Tokyo, que resolveu aprender a fazer norimaki (o sushi enrolado) só para usar esta alga e apreciar seu efeito. O produto está sendo muito procurado pelos japoneses também como presente para visitar colegas estrangeiros.

A AdFest  completou este ano, sua décima-quinta premiação e é o acontecimento mais consagrado em publicidade e merchandising da região Asia-Pacífico e contempla não só design de produtos, mas comerciais de televisão, publicidades em fachada e outdoors, design gráfico e web design.

Você pode ver as atividades da Design Nori pelo Facebook. Clique aqui.

 

0Shares