Pina ! Finalmente no Japão

O fabuloso filme “Pina” dirigido por Win Wender, sobre uma das maiores coreógrafas do mundo, Pina Bausch, que revolucionou a dança contemporânea,  finalmente será lançado no Japão, no dia 25 de Fevereiro, em exibições 3D.

No filme de Wenders, um patchwork visual de cenas de dança e de entrevistas, aparecem atores-dançarinos do mundo inteiro, membros do grupo, entre eles a brasileira Regina Advento. O diretor era muito amigo de Pina Bausch e há anos tinha vontade de realizar este trabalho. “Sonhávamos em fazer esse filme há uns 20 anos. Começamos a trabalhar nele quando aconteceu o inimaginável, sua morte. Durante as filmagens, ela estava presente por trás de mim. Fazer o filme foi um trabalho de luto, mas não foi algo triste”, explicou. O documentário permite ver os espetáculos, entre eles uma coreografia baseada na “Sagração da primavera”, de Igor Stravinsky, como se o espectador estivesse em cena. Pina morreu em 2009 durante as filmagens.

“Filmamos com duas câmaras e um guindaste que era como um dinossauro, que se deslocava no teatro. Conhecíamos de cor as coreografia. As filmagens duraram um ano, a técnica melhorou muito durante este ano”, contou Wenders, que obteve para este filme o apoio da Warner Bros.

“O olhar de Pina Bausch sobre o movimento, sobre a alma, isso que nos faz mover, é o tema deste documentário. Seu olhar era penetrante, nada passava despercebido, mas a pessoa não se sentia nu diante dela, pois era um olhar terno, amoroso”, comentou Wenders.

世界のコンテンポラリーダンスの革命的コレオグラファー、ピナ・バウシュ。その創造性を3D映像で描いた巨匠ヴィム・ヴェンダースの記録映画「ピナ 踊り続けるいのち」は昨年のベルリン国際映画祭で絶賛を浴びて、いよいよ日本でも上映されることになった。2月25日全国封切。ぜひ3D上映の映画館でご鑑賞ください。

日本語の公式サイトはここをクリックしてください。Página oficial do filme em japonês, clique aqui.

ピナによるストラヴィンスキー作曲「春の祭典」の振り付け。その異色的な構成と身体の美学は世界に衝撃を与えた。”Sagração da Primavera”, de Stravinsky, uma das obras primas de Pina.

 「ピナ 踊り続けるいのち」日本語版予告編。

0Shares