
Para marcar o aniversário de 65 anos da bomba atômica que devastou a cidade de Hiroshima, a Editora JBC lançou “Hiroshima – A cidade da calmaria” (夕凪の街 桜の国) , da autora Fumiyo Kouno, já à venda nas principais livrarias e também pelo site da Editora JBC.
A obra, que recebeu o Grande Prêmio em mangá no Japan Media Arts Festival (2004) e o Osamu Tezuka Cultural Prize (2005), conta duas histórias diferentes, de pessoas cujas vidas foram afetadas pela bomba atômica.
Em vez de focar nas consequências trágicas imediatas do ataque de 6 de agosto de 1945, a autora opta por relatar situações cotidianas de pessoas de Hiroshima, anos depois da bomba. O mangá mostra, de forma delicada e sutil, as dificuldades dos sobreviventes em superar traumas e sentimentos de culpa e retomar suas vidas de forma natural, mesmo décadas depois do ataque.
A Hiroshima pós-bomba já serviu de pano de fundo para outro mangá publicado no Brasil, a série de quatro livros Gen – Pés Descalços (1973; lançado em 2000 pela Editora Conrad), escrita pelo sobrevivente da bomba Keiji Nakazawa. O mangá conta a história de Gen, um garoto que sobrevive ao ataque nuclear e que luta para sobreviver na Hiroshima destruída.
Ao contrário de Nakazawa, Fumiyo não viveu os horrores da bomba. No entanto, por ter nascido e sido criada em Hiroshima, ela foi motivada pela necessidade de contar a história aos que vivem em tempos atuais e em outras partes do mundo.
“Eu não vivi a guerra ou a bomba em primeira-mão, mas eu ainda podia recorrer a palavras de um tempo e de um local diferentes para refletir sobre a paz e expressar meus pensamentos”, escreveu a autora em sua introdução ao livro.
Jojoscope recomenda a leitura desta graphic novel, especialmente neste momento em que o Japão eleva para o nível máximo o grau da crise nuclear. As bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki foram fulminantes, mas seus efeitos devastadores persistiram por longos anos. Às vezes, surge inesperadamente, quando todo mundo já esqueceu o holocausto, quando uma criança de pais contaminados nasce com inaceitáveis anomalias. Os efeitos no próprio corpo das vítimas são gradativos, mas o que este mangá nos revela é a corrosão dos destinos da vida. O Japão vive hoje este drama, silenciosamente, monitorados pelo governo e especialistas em energia nuclear do mundo todo, que acorrem a Fukushima para tentar salvar o que talvez não possa mais ser salvo.
Hiroshima – A Cidade da Calmaria, apesar de falar de momentos do pós-guerra, é portanto muito atual, expondo uma realidade que ainda está por vir nas regiões afetadas pelo derramamento de radição nuclear no nordeste do Japão.
Se 11 de Setembro mostrou ao mundo, o confronto entre os Estados Unidos e o mundo islâmico, 11 de Março será lembrado como o dia em que a humanidade começa a repensar a relação com o meio ambiente, e as limitações, ou até a desqualificação, dos homens em tentar mexer a ordem da natureza.

O mangá teve uma versão para o cinema, lançado em 2007. Veja aqui o site oficial do filme (somente em japonês). Veja o trailer do filme abaixo.


Hiroshima – A cidade da calmaria
Autora: Fumiyo Kouno
Número de páginas: 112
Preço: R$ 19,90
Gênero: Drama
Onde comprar: clique aqui para saber onde comprar em todo o Brasil.
Para comprar no Japão entre em contato aqui.