Kurosawa em destaque, ainda este mês

O mês de Novembro dá continuidade às comemorações do Centenário do cineasta Akira Kurosawa. O nosso blog parceiro Ásia Comentada, administrado pelo economista Paulo Yokota apresenta quatro importantes inserções, que são dignas de serem conferidas e apreciadas. Uma delas é uma resenha do livro “À Espera do Tempo: Filmando com Akira Kurosawa”, escrito pela sua produtora assistente, Teruyo Nogami, em recente visita ao Brasil, especialmente para este lançamento da Cosac-Naif. Um outro post, fala sobre as Curiosidades sobre Akira Kurosawa, onde o destacado economista Paulo Yokota tece interessantes comentários, como por exemplo, o fato de Kurosawa ser mais admirado no exterior do que dentro do próprio Japão. No mesmo blog, a pesquisadora Naomi Doy faz uma análise do filme Rashomon, exibido na Mostra Br de Cinema deste ano, em versão digitalmente restaurada. Aliás, um primor de restauração, que resgata as nuanças do claro-escuro e o rigor das luzes, magistralmente capturadas pelo diretor de fotografia, Kazuo Miyagawa.

E uma deferência especial ao nosso projeto, Kurosawa a la Carte, em “cartaz” até o dia 27 de Novembro, no Restaurante Rangetsu of Tokyo.

A Dô Cultural , em parceria com a Editora JBC, está preparando para os dias 20 e 27 de Novembro, duas visitas monitoradas à exposição “Kurosawa: Criando Imagens para o Cinema “, no Instituto Tomie Ohtake com a especialista em cinema japonês Marcela Canizo, seguido de uma  degustação no Rangetsu. Detalhes, inscrições e investimento, você vai encontrar aqui no Jojoscope, no dia 10 de Novembro.

Cena de Rashomon (c) Daiei
0Shares