Música pra cima: Ue o muite arukou

Capa do disco compacto simples (geralmente com duas músicas, uma de cada lado) de Sakamoto Kyu, lançando a música Ue o Muite Arukou, hit mundial de J-pop jamais igualado.

UE-WO-MUITE ARUKOU (上を向いて歩こう) foi um hit da música pop japonesa dos anos 60, cantada por Sakamoto Kyu (坂本九). Em 1963, ficou entre as mais tocadas nas rádios, no ranking da Billboard.  No exterior, ficou conhecida como “Sukiyaki” ou “Sukiyaki Song”, e teve dezenas de versões. Na Argentina, virou um tango, e no Brasil, foi cantada por Nelson Gonçalves, Trio Esperança, e mais recentemente pela Daniela Mercury, com o título “Olhando Para o Céu”.

A Suntory do Japão, sensível ao momento de reconstrução da nação japonesa, logo após o terremoto e tsunami no nordeste do Japão, produziu uma série de comerciais para a televisão, com esta música. Sem vender nenhum produto Suntory, as mensagens são de otimismo por um futuro de reconstrução. “Olhando para o céu, pra nenhuma lágrima rolar”, diz a canção original. É exatamente isso o que os japoneses estão fazendo agora.

Uma outra versão do comercial foi feita com a música “Miaguete Goran, Yoru no Hoshi o” (Vislumbre as Estrelas da noite). Esta música não fez tanto sucesso, mas se eternizou na voz de Sakamoto Kyu. Fala de pequenas felicidades, como as luzes de estrelas distantes. O Japão está precisando disso: pequenas felicidades, emergenciais, para levantar o ânimo.

 

Aqui uma versão compilada com todos os participantes do jingle. Conseguem adivinhar quem é quem? Lá estão Sakamoto Ryuichi (ao piano), os atores e cantores como Tommy Lee Jones, Otaki Hideji, Miura Tomokazu, Wada Akiko, Matsuda Seiko. São 71 artistas, que doaram seus cachês para a campanha.

E aqui, a versão com Ivan Lins.

0Shares