Sonhos e Esperanças para as crianças vítimas do terremoto e tsunami do Japão
Um dos segmentos da exposição “Opa! Uma Alegre Revelação” é o resultado de um processo produzido por Junko Koshino, denominado “Arte Caracol”, com a participação de crianças brasileiras e japonesas. O caracol é uma referência importante de uma das obras mais representativas de Go Yananagi, intitulada “Monte Fuji”, que está presente nesta exposição, como uma obra que simboliza a cultura japonesa. Nesta ação, cartolinas cortadas em forma de caracol foram distribuídas para crianças brasileiras residentes no Japão e crianças japonesas, da região atingida pelo terremoto e tsunami no fatídico dia 11 de março de 2011, para que elas desenhassem livremente sobre elas, representando a amizade entre as crianças dos dois países através da arte.

Da parte japonesa, crianças das cidades de Ishinomaki e Sendai (da província de Miyagui), Aldeia Iidate, Aizu Wakamatsu (na província de Fukushima) e arredores da Central Nuclear Fukushima 1, todas áreas afetadas pelo terremoto e tsunami na região leste do Japão, em 2011, e que ainda sentem as consequências da catástrofe que atingiu suas vidas. Elas enviaram ao Brasil, desenhos com esperanças de um mundo melhor onde elas possam brincar livremente. E com a colaboração do cônsul geral do Brasil em Tóquio, Marco Farani, as crianças brasileiras residentes na cidade de Ooizumi (província de Gunma), província de Ibaragui e Yokohama (província de Kanagawa), localidades com uma representativa comunidade brasileira, também aderiram a este projeto.




Agora é a vez de convidar as crianças brasileiras, para que os desenhos feitos no Brasil sejam enviados às crianças japonesas, com uma mensagem de apoio às vítimas da catástrofe.
No dia 7 de Março, uma dupla ação acontecerá simultaneamente, no Instituto Tomie Ohtake (das 10h ao meio dia) e no CEU Uirapuru (das 8h às 10h), reunindo crianças brasileiras para desenharem sobre os caracóis em branco, que serão enviados ao Japão para uma exposição conjunta com os desenhos das crianças japonesas. A ideia é que as crianças do Brasil e do Japão dialoguem através dos desenhos, trocando mensagens de amizade. Em especial, as crianças brasileiras serão convidadas a enviar mensagens de solidariedade às crianças vítimas do terremoto e tsunami que abalou o Japão no dia 11 de março de 2011.
A exposição dos desenhos das crianças acontecerá no espaço Art Square, em Aoyama, bairro central de Tóquio, e que foi criado pela Itochu Corporation, alinhado com os propósitos de Responsabilidade Social Corporativa da empresa, e contará com o apoio dos artistas Junko Koshino e Go Yayanagi, além da Embaixada do Brasil e do Consulado do Brasil em Tóquio.
Com o apoio do CEU Uirapuru (situado no bairro Jardim Paulo VI, Butantã, na cidade de São Paulo), sob a coordenação do professor Ronaldo Moreira, e a escola parceira EMEF Daisy Amádio Fujiwara, as crianças destes equipamentos educacionais de São Paulo estarão contribuindo com seus desenhos, enviando mensagens de solidariedade às crianças japonesas. Esta atividade estará acontecendo no dia 7 de março, das 8h às 10h.
Algumas crianças estarão também participando da atividade no próprio Instituto Tomie Ohtake. Se você é coordenador de alguma escola que queira participar desta ação, entre em contato com o setor Educativo do Instituto Tomie Ohtake. Esta ação acontece das 10h ao meio dia do dia 7 de Março.

Esta ação no Brasil conta com a colaboração do Instituto Zero a Seis (www.zeroaseis.org.br). Seu fundador e idealizador dr. João Figueiró mobilizou sua equipe para atender ao chamado deste projeto.
E Jojoscope também inicia uma parceria com o Instituto Zero a Seis, e passa a integrar o rol de instituições e empresas que se alinham ao forte propósito de investir na primeira infância, o elo condutor para a promoção da cultura de paz e o desenvolvimento da consciência de cidadania.
OPERAÇÃO CARACOL NO BRASIL:
• Dia 7 de Março de 2014
• Local 1: Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropés, 88 Pinheiros). Telefone: 011 2245-1900 (Das 10h ao meio dia)
• Local 2: CEU Uirapuru (Rua Nazir Miguel, 849 – Raposo Tavares, São Paulo) Telefone:(11) 3782-3143 (Das 8h às 10h)
Após as duas atividades, os desenhos devidamente identificados serão reunidos e entregues para o Consulado Geral do Japão, para serem despachados ao Japão.
Exposição “Opa! Uma Alegre Revelação”, até o dia 16 de Março. De terça a domingo, das 11h às 20 h no Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropés, 88 Pinheiros, São Paulo, estação Faria Lima do metrô).