Dia Nacional do Sushi

O Dia Nacional do Sushi é comemorado no Japão, no dia 1 de Novembro. A celebração se oficializou em 1961.
Mas qual é razão de terem escolhido este dia?

Gravura ukiyo-e retratando um prato de sushi da era Edo (autor Utagawa Hiroshige)

Lá o outono mostra a sua cara na paisagem. As montanhas começam a mudar de cor e ficam esplêndidas em tons amarelo e vermelho. 
É a estação das frutas e dos bons peixes. Por causa da temperatura mais fria, os pescados chegam mais gordos. 
É quando todos os alimentos ficam mais deliciosos. 
Mas tem uma outra razão mais intrínseca, e esta vem do teatro tradicional, o Kabuki. 
Na peça “Yoshitsune Senbon Zakura” (義経千本桜), ou literalmente, Yoshitsune e os Mil Pés de Sakura, no terceiro ato, intitulado “Sushiya no Dan”, o personagem central da peça, o General Taira no Koremori, refugia-se no interior de uma casa de sushi admnistrado por Yazaemon, fugindo de uma perseguição. Com o tempo, surge um romance entre Koremori e a filha de Yazaemon. Koremori é adotado por Yazaemon, e se torna “Yasuke da Casa de Sushi”. O dia que Koremori muda seu nome é o dia 1 de Novembro. 

Gravura nishikie retratando o encontro entre Koremori e a filha do dono da casa de sushi, Osato, na peça Yoshitsune Senbon Zakura. (1856, autor não identificado)

Este ano é marcado também por uma nova era no Japão, com a ascensão ao trono do Imperador Naruhito, no dia 22 de outubro, e o Sushi Kenzo Liberdade lançou um novo prato, batizado como Reiwa, o nome da nova era. Olha que luxo, só peixes de primeira, fresquíssimos, selecionados pelo dono, senhor Takashi, no próprio dia. 
SUSHI KENZO LIBERDADE – Rua Thomas Gonzaga, 45F Telefone: (11) 3132-3777 Liberdade São Paulo SP 

Mas e o Dia Internacional do Sushi, que é comemorado no dia 18 de Junho? Esse foi criado mais recentemente, em 2009. Na dúvida, que tal comemorarmos os dois? 

 

1Shares