Um adeus à melhor salsicha do mundo

Lembra daquela salsicha que faz pléc quando morde? Produzida pela Frios Huber, em São Bernardo do Campo, essa salsicha viena  (Geräucherte Wiener Würstchen) era considerada a melhor existente no mercado e em qualidade, era comparável aos produtos artesanais da Alemanha. Não é à toa. Empresários alemães que trabalhavam nas fábricas de São Bernardo do Campo mandaram chamar um especialista em produção de embutidos direto da Alemanha. A família Huber se instalou na cidade na década de 1970 e começou a atender a demanda, inicialmente restrita a expatriados. Depois que o sr. Osvaldo Huber se aposentou, passou o negócio para o nikkey Issamu Hob, que se interessou pelo negócio e herdou todo o know how de produzir frios preservando a mesma técnica: insumos de primeira qualidade (nada de usar carne de terceira) e praticamente sem conservantes. O resultado era um produto estupendo, impressionante no sabor, umami puro que já fazia salivar na primeira mordida. 

Essa é a famosa salsicha Viena. Foto: divulgação

A tradicional salsicha branca (weisswurst), um blend de carne bovina e suina, com sabor suave e delicado, com raspas de limão e salsinha
Salsicha Debrezinerwurst
Eles faziam ótimos defumados, como este de salmão. Foto: Divulgação

 

Apesar da produção em pequena escala, o negócio atendia à demanda das famílias alemãs. Contudo, com a diminuição na escala de produção das indústrias alemãs instaladas em São Bernardo, e com algumas empresas pulverizando suas instalações em diversas cidades no interior paulista e em outros Estados, além dos altos encargos, o negócio ficou inviável e o empresário Issamu Hob resolveu encerrar as atividades. Triste notícia para aqueles que adoravam seus produtos. 

Sr. Issamu Hob nos atendendo para uma degustação. Foto: Jojoscope

“O imóvel e os equipamentos já foram vendidos”, anuncia Issamu, mas o empresário ainda está disposto a oferecer seus conhecimentos, herdados com legitimidade através da família alemã, para eventuais interessados em prosseguir a produção ou comprar a marca. Interessados podem procurar o sr. Issamu Hob diretamente pelo whatsapp (55) 11 97667-2055. Não se trata de um curso, nem consultoria. O empresário quer mesmo é transferir conhecimento, desde a orientação para o espaço adequado para a implantação do negócio, a especificação dos equipamentos, as receitas de cada produto, métodos de produção, regras de higiene e licenciamento. 

Você pode acessar a matéria que publicamos sobre os Frios Huber em 2013 clicando aqui. Até agora, esta matéria foi uma das 10 mais acessadas em Jojoscope. 

 

0Shares