Gift Fair: KOBORI BUTSUGU

2

Fundada em 1775, a Kobori Butsugu  (小堀仏具) é uma empresa especializada na produção de oratórios e acessórios budistas, seguindo rigorosamente os preceitos de cada corrente religiosa. Dentre seus clientes, vários Gohonzans (templos-sede das diversas seitas budistas, às quais se subordinam dezenas de milhares de outros templos), entre eles o da tradicional seita Higashi Honganji. Em seu vasto catálogo consta uma variedade de artigos budistas, como os Oratórios kyo-butsudan, em primoroso artesanato de Kyoto, o Karaki Butsudan, feito com sândalo vermelho. Há também oratórios mais estilizados, próprios para ambientes ocidentais. A empresa também fabrica juzu (terços budistas),  butsuzô (estátua budista) e kanshô (sino budista). Estes produtos também têm uma ótima aceitação por clientes do mundo inteiro, seja por praticantes da religião budista, seja como simples ornamentação.

Veja como a empresa trabalha com a madeira, preocupand0-se sempre em utilizá-la sem desperdício e com consciência ecológica.

Bracelete Budista Nº 433

O rosário pode ser usado como bracelete. Foto: divulgação
O rosário pode ser usado como bracelete. Foto: divulgação

Trata-se de um rosário confeccionado com matéria prima selecionada, adequada ao padrão de qualidade do mais fino artesanato de Kyoto. Na peça 433 é empregada a madeira nobre Keyaki (zelkova serrata), que segundo as crenças mais antigas, protege o corpo e a alma de quem o porta. Já a pedra olho de tigre, um tipo de quartzo, chama a fortuna, segundo as mesmas crenças tradicionais. É concebido como bracelete de duas voltas, seguindo as tendências atuais. Outras variações oferecidas: ébano, Keyaki preto, Tagayasan (cássia-de-sião).  Também é oferecida na versão três voltas, com utilização de outro tipo de pedra. Já a peça 447 é um rosário budista de pedra ametista, que desde a antiguidade, é considerada promotora do equilíbrio emocional e a tranquilidade da mente. A pedra é lapidada em várias faces com a técnica chamada Kiriko, o que torna a peça bastante atraente também como acessório. São vendidas nas lojas SOGO de Hong Kong, nas lojas Isetan em Shangai, em lojinhas dos templos de Cingapura e nas lojas de duty-free no Japão.

Versão do rosário com pedras Foto: divulgação
Versão do rosário com pedras Foto: divulgação
Mais uma versão do bracelete budista.
Mais uma versão do bracelete budista.

Sinos Budistas

Estes sinos são as peças mais representativas dentre os acessórios budistas. Ele pode ser empregado também como peças ornamentais, por seu caráter extremamente decorativo, independente das diferenças culturais.

Sinos budistas: sons reverberantes. Foto: divulgação
Sinos budistas: sons reverberantes. Foto: divulgação

É uma peça produzida com liga de estanho e cobre, que combinado nas proporções ideais, emana um som extremamente reverberante. Normalmente, é empregado ao iniciar a leitura do sutra, em cerimônias budistas. É um produto campeão de vendas e pode ser encontrado nas lojas SOGO de Hong Kong, nas lojas Isetan em Shangai, em shopping malls da Ásia, em lojinhas dos templos de Cingapura, nas lojas de produtos budistas no Vietnã e nas lojas de duty-free no Japão, mas também nas lojas de presentes e de instrumentos musicais nos Estados Unidos.

Veja como o som de um sino budista permanece no ar !

KOBORI BUTSUGU

  • Contact Person: Mr. Taku Kobori
  • Address: 5, Kamemachi, Shoumen-agaru, Akazu-dori, Shimogyo-ku,, Kyoto-shi, 600-8159, Japan Tel.: +81-75-341-4121
  • E-mail: takukk2@gmail.com
  • website: http://kobori.co.jp/

 

0Shares