Mio Matsuda e a memória da canção

Foto: arquivo pessoal Mio Matsuda

Mio Matsuda transita pela cultura latina e o Japão com a facilidade de uma andorinha. Mas neste projeto, à qual ela se dedica há pelo menos dois anos, ela mergulha fundo em suas próprias raízes, investigando as canções do Japão. E lança o resultado desta viagem-pesquisa: “クレオーレ・ニッポン - うたの記憶を旅する Creole Nippon – Viajando pela memória das canções”. No CD, Mio apresenta canções folclóricas quase esquecidas, que ela foi buscar na fonte, e na memória, de habitantes locais em vilarejos de Tokushima, em Nagasaki (onde residiam os kakure-kirishitan, os cristãos proibidos que tinham que se esconder do governo feudal), nas ilhas Ogasawara, enfim, no Japão remoto. Mio também investigou a música que os emigrantes japoneses levaram para outros países, como o Havaí e o Brasil. Estes emigrantes levaram com as canções, a memória de um Japão que ficou para trás.

O álbum é uma preciosidade. Contém os relatos e registros dessas viagens, encontros com habitantes locais, os transmissores das canções, as visitas aos exuberantes cenários naturais onde as canções surgiram. Tudo pelas mãos e o olhar de Mio, que além de cantora é também antropóloga.

Mio Matsuda e o percussionista Ryo Watanabe, ele também um grande entusiasta da música brasileira

 

O CD será lançado dia 4 de Dezembro, no Japão na Sonorium e terá a participação do percussionista Ryo Watanabe e do celista Jyoji Sawada.

 

Veja aqui um registro em video deste projeto. É deslumbrante.

Veja aqui, a reportagem Jojoscope com Mio Matsuda.

E aqui ela cantando O Trenzinho do Caipira, em português e japonês !!

 

画像をクリック拡大できます

 

 

 

 

0Shares