Lolitas no Palácio

O sonho de toda Lolita é morar num Palácio.

Morar está difícil, mas uma espiadinha é bem possível. Para concretizar esse meio sonho, a Embaixadora Kawaii do Brasil, Akemi Matsuda, agendou uma visita no Palácio dos Bandeirantes – sede do governo do Estado de São Paulo – , e convidou algumas Lolitas para participar dessa excursão. Jojoscope esteve lá para acompanhar de perto e fazer esta matéria. Participaram do passeio as Lolitas Brenda Lopes Arruda, Amanda Ricarte e Mariane Rosa Gomes.

Passeio começa em clima de The Beatles... (Fotos: Jo Takahashi | Jojosope)

A comitiva foi recebida por Christine Starr, Assessora do Cerimonial Internacional do Palácio dos Bandeirantes, responsável pelo receptivo de importantes convidados estrangeiros que visitam o Palácio. Ela é autora do livro “Os Bastidores do Palácio”, que conta fatos curiosos ocorridos nos Palácio dos Bandeirantes durante as gestões de nove governadores (1979-2010), além das folclóricas viagens de Paulo Maluf ao Iraque, Arábia Saudita e Japão; os bastidores das visitas de dois papas, presidentes, reis, rainhas e príncipes herdeiros, e várias outras autoridades que passaram por lá.

Christine Starr dá as boas vindas às Lolitas...
... e fica encantada com a sombrinha da Embaixadora. CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR

O Palácio não é monumental, tem uma escala humana e sua localização é privilegiada, com uma vista espetacular para a cidade. A concepção arquitetônica é do arquiteto italiano Marcello Piacentini, sob encomenda do Conde Francisco Matarazzo Sobrinho, que pretendia construir uma universidade.  Na década de 1950, o projeto sofreu alterações, passando para um estilo neoclássico, eclético. O edifício ficou pronto em 1954, mas ele nunca chegou a funcionar como universidade. Durante o governo Adhemar de Barros (1963-1966) foram iniciadas negociações com o Governo do Estado de São Paulo para a mudança da sede para lá.

Do mirante, uma vista espetacular para a cidade.

Hoje, o Palácio dos Bandeirantes é a residência oficial do Governador e também sede do poder administrativo, mas é também um Museu, aberto ao público, fato não muito conhecido ela população.

Lolitas poderosas no Salão de Despachos do Palácio do Governo.

Como museu o Palácio abriga um rico acervo de pinturas  que é chamado de Acervo Artístico-Cultural dos Palácios Governamentais. Para sua formação foram convocados intelectuais como Oswald de Andrade e Paulo Mendes de Almeida. O acervo é estupendo. Já no Hall Nobre do Palácio brilham os grandes painéis de Antonio Henrique do Amaral, Clóvis Graciano, Candido Portinari, Djanira Motta e Silva, Tomie Ohtake, Alfredo Volpi e Aldemir Martins.

Christine Starr explica sobre o grande painel de Antonio Henrique Amaral no Hall Nobre.

No Salão dos Despachos, encontramos as obras de Theodoro José da Silva Braga, Oscar Pereira da Silva, Benedito Calixto e Pedro Américo. Nos demais ambientes do palácio, encontra-se um conjunto de obras que representam a arte brasileira moderna e contemporânea.

 

Ao fundo uma tela de Gregório Gruber, "Paisagem Noturna".

Os jardins do Palácio são outro destaque à parte. As Lolitas percorreram boa parte dos 125 mil metros quadrados, onde convivem mais de duas mil árvores, entre elas: pau-brasil, a árvore símbolo do Brasil, o ipê amarelo, a flor símbolo do Brasil, ipê rosa, palmeira jerivá, castanheira, cedro-do-líbano, tipuana, jequitibá rosa, cedrinho, quaresmeira, jatobá, jacarandá mimoso, paineira, pata-de-vaca, pau-ferro, araucária, cerejeiras e outras.

Os jardins representam 70% do terreno do palácio, por onde passeiam 40 espécies de aves como pica-paus amarelo e negro, quero-quero, joão-de-barro, tico-tico, alma-de-gato e o sabiá-laranjeira, a ave símbolo do Brasil.

 

Por iniciativa da atual primeira dama do Estado, Lu Alckmin, foi implantada uma Horta Educativa onde são plantadas diversas hortaliças. Crianças em idade pré-escolar frequentam a horta para conhecerem de perto o desenvolvimento das plantas. Isso desperta nelas um interesse maior pela alimentação saudável. O projeto foi inspirado numa iniciativa do chef Jamie Olivier junto a colégios britânicos, onde o cardápio tradicional foi substituído por refeições saudáveis à base de hortaliças e frutas colhidas na horta escolar. A primeira-dama americana Michelle Obama também iniciou um projeto de horta orgânica nos jardins da Casa Branca. A colheita alimenta a família Obama e é servida em refeições oficiais.

Lolitas contemplando a Horta Educativa
Encontro das Lolitas com o Kakashi, o espantalho, na Horta Educativa.

Faça um passeio assim, como as Lolitas. É de graça e a experiência é inesquecível.

Palácio dos Bandeirantes

Endereço: Avenida Morumbi, 4.500

CEP: 05650-905 – São Paulo/SP

Horário de visita:

de terça a domingo e feriados, das 10h às 17h (de hora em hora). Agendamento obrigatório (com 48h de antecedência) para grupos com mínimo de 10 pessoas e máximo de 40. Até 10 pessoas, não há agendamento, basta encaminhar-se à recepção no horário acima indicado.

Entrada franca

Informações:

Telefone: (11) 2193-8282 / 8623 / 8139

monitoria@sp.gov.br


 

 

0Shares