A cozinha iluminada de Murakami

Recinto que foi recomendado para Jojoscope: muita luz, como todo o cardápio do Kinoshita Foto: Made in Japan

 

Agora que conhecemos a história do novo Restaurante Kinoshita, Jojoscope foi conferir o kappo cuisine by chef Tsuyoshi Murakami

 Apesar de o chef Tsuyoshi Murakami sempre salientar que a degustação lá no Kinoshita tem que ser festiva, alegre e radiante, é impossível não sentir um momento solene, toda vez que atravessamos aquela entrada. Não é pra menos: somos sempre recebidos por um vigoroso grito de Irasshaimassê (Bem Vindo!) que endireita nossa coluna, enrijece nossos músculos, aumenta nosso olhar e desperta uma curiosidade enorme pelo que virá.

E os próximos momentos serão certamente de puro deleite. Visual, olfativo, degustativo, ambiental. Uma interação dos sentidos, plena. Esta é a experiência que se propõe.

Nameko com toques cítricos Foto: Mika Takahashi

Para começar, um tira gosto com sabor cítrico. Uma pequena porção de namekô, um cogumelo japonês, com gotas de limão, dentro de um meio limão. A flor de sal, lá no fundo, dá o acento e surpreende.

Aspargos e missô Foto: Mika Takahashi

Segue-se um aspargo tenro, com um molho missô potencializado com alho negro. O alho negro é o ingrediente do momento. Conhecida como a trufa dos alhos, ele tem um sabor mais adocicado, frutado e levemente defumado. Muito especial esta combinação com o missô, que também é fermentado.

Profusão de cores e sabores neste carpaccio de salmão Foto: divulgação

O prato a seguir é uma profusão de cores e alegria, com uma beleza visual de conquistar suspiros. Finas fatias de carpaccio de salmão, regados ao azeite trufado, e flores comestíveis no acabamento.

Atum selado, com gergelim e missô agridoce Foto: Mika Takahashi

O atum selado recebe gergelim, um missô agridoce e é acompanhado de cebolinha.

O toque do aceto balsâmico: essencial Foto: Mika Takahashi

O carpaccio de salmão, temperado com azeite e redução de aceto balsâmico impressionou devido à combinação com o mini tempurá de legumes, e ovas de peixe voador, que espocam na boca. Uma experiência de texturas e sensações. Extremamente divertido.

Intervalo para um trio de sushis Foto: Mika Takahashi

Um trio de sushi: atum, buri (olho-de-boi) e salmão, oferece um conforto e um interstício para passarmos para os pratos quentes.

Salmão marinado no resíduo de sake Foto:Mika Takahashi

O salmão grelhado, com a pele crocante, é marinado por cinco dias em resíduo de sake, uma massa residual da fermentação do sakê. Isso confere um sabor inigualável ao peixe. O resíduo de sakê é utilizado também para fazer conservas de legumes.

Sequíssimos! Foto: Mika Takahashi

Tempurá levíssimo e crocantes. De camarão e legumes.

Detalhe da tigela, todas as peças são importadas Foto: Mika Takahashi
Sobá em versão salada Foto: Mika Takahashi

E para finalizar, um sobá (macarrão de trigo sarraceno), em caldo frio de dashi, ótimo para os dias quentes. Os pepinos em fios (como conseguem cortar tão finos?) crocantes ne floquinhos fritos de massa de tempurá harmonizam muito bem

E as sobremesas! Fomos contemplados com duas.

Valrhonas !! Foto: Mika Takahashi

A primeira, um bolo de chocolate Valrhona, com castanhas do Pará, lichia e morango, escoltado por um biscoito feito de caquinhos de  sembei e chocolate Valrhona branco.

Lichia Luxo ! Foto: Mika Takahashi

A segunda sobremesa era um luxo. Lichias abertas, com gelatina de sakê Nambu Bijin Junmai Ginjô, recobertos com flocos de ouro !

Com já destacado no início do post, uma refeição no Restaurante Kinoshita deve ser interpretado como uma experiência de sabores e imersão em um ambiente de extremamente bem cuidado em seus detalhes. Arquitetura, gastronomia e cultura alinhadas e harmonizadas.

SERVIÇO

RESTAURANTE KINOSHITA

Rua Jacques Félix, 405 Vila Nova Conceição São Paulo, SP

Mapinha aqui.

Telefone 55-11-3849-6940

E para quem ficou interessado em conhecer o Restaurante Kinoshita, informaremos no próximo post o ALMOÇO DE SOLIDARIEDADE AO JAPÃO, evento exclusivo que estamos preparando para o dia 16 de Abril. Logo mais no Jojoscope!!

 

 

Toshio Kinoshita, em uma de suas últimas aparições, e o chef Tsuyoshi Murakami
0Shares