A Revista Prazeres da Mesa anuncia o novo restaurante espanhol Clos de Tapas, como um dos finalistas dos Melhores da Gastronomia 2011, na categoria de Restaurante do Ano. A premiação vai ser no dia 13 de Junho, no Grand Hyatt. Enquanto isso, a Revista Época da semana passada cravava o Clos de Tapas como um dos restaurantes mais bonitos da cidade, juntamente com o Veridiana e o Kaá. O projeto de Naoki Otake já foi destaque aqui: Naoki Otake e sua nova arquitetura. Jojoscope fez nova visita ao Clos de Tapas, antes da mudança do cardápio e constatou a simbiose que exala entre os ingredientes, a finalização dos pratos e o ambiente que envolve os visitantes. O couvert brinca com customização. As conservas de legumes vêm num vidrinho com a marca do restaurante. Dá até vontade de levar pra casa. Vem com a manteiga com castanhas do pará e aromatizadas com imburana, planta típica do nordeste. Mais os pãezinhos deliciosos, difícil escolher qual, preparados lá mesmo e que saem quentinhos do forno. Neste dia, meu dedo apontou este, de azeitona.
Uma entrada marcante. Patê de requeijão com ervas em bisnaguinha (outra customização), acompanhada de massa de pastel frito, e uma saborosa farofinha de linguiça calabresa.
Isso estava difícil de estragar. Como enfiar a primeira facada nesse foie gras em forma de cenourinha! De cenoura de verdade só o talo. Mas a gente fica tão influenciado pelo visual, que o foie gras parece ter um aroma de cenoura! Batatas assadas na caixinha. E que caixinha. Mais uma coisa que dá vontade de levar…
Jamón ibérico, em generosa porção!
Essa sopinha precisa ser vista em sequencia. Ceviche de robalo, com sopa de manjericão, que ao receber um caldo de repolho roxo, inicia um processo químico que vai tingindo a sopa transformando em lilás. Um luxo ver este filme.
E aqui talvez a combinação mais complexa quanto inusitada do almoço. Ostra com folha de batata, espuma de limão, alga wakame e molho com aguê de ostra. Na sequencia veio um delicioso risoto de siri-mole, que empolgou tanto a fotógrafa que ela se esqueceu de tirar a foto!
Aqui, um peixe de igarapé: pirarucu, com creme de clorofila, pérolas de cacau e alga wakame. Pupunha em fios fritos dão a crocância para este prato macio, com forte apelo amazônico.
E para finalizar, um leitãozinho de leite crocante por fora, macio por dentro acompanhado de molho rôti. O leitãozinho derreteu na boca de tão macio e transformou-se num fecho de ouro para este almoço de insustentável leveza.
Fomos contemplados com uma sobremesa chamada A rolha e o Vinho. A rolha no caso, é um bolinho de amendoim, o sorvete de vinho do porto e a sopa de suco de uva orgânico.
Achou que acabou? O café ainda reservava a derradeira surpresa: brioches de azeite, e chocolates Valrhona, nas versão cremosa e branco com tiras de laranja. Isto tudo foi um almoço para duas horas, neste templo do slow food, onde todos os detalhes são milimetricamente articulados. A ambientação, no caso, cumpre uma função essencial. Imprescindível deixar-se navegar pelo altíssimo pé direito, contemplar os lindos painéis emoldurados em aço corten sobre parede de pedras e claro, fazer uma visita à adega no andar superior, impecavelmente climatizadas nas melhores temperatura para tintos e brancos (são 1.200 rótulos !, com forte sotaque espanhol) e champanhes Veuve Cliquot. Mas para nossa sorte, o Clos de Tapas está oferecendo também um Menu do Meio Dia, a R$ 42,00 que pode ser servido em uma hora. Será nossa próxima experiência.
Parabéns mais uma vez, aos jovens chefs Ligia Karazawa e Raúl Jiménez. Neste dia só pudemos cumprimentar a Ligia, nascida em Presidente Prudente, mas que passou boa parte de sua formação na Espanha. Para matar a saudade do Brasil, falamos da Tubaína Funada que é produzida em Presidente Prudente, mas desconhecida por aqui. Para o Dia dos Namorados, o Clos de Tapas está oferecendo dois menus especiais no jantar do dia 11 (sábado) e do dia 12 de, Dia dos Namorados, quando a casa irá funcionar excepcionalmente das 19h30 às 0h para receber os casais. Os cardápios são uma degustação gastronômica com temas e ingredientes especiais para a data. O menu Instantes inclui: couvert, Robalo em ceviche e sua sopa fria de manjericão, Pirarucu grelhado, caldo de galinha, wakame e cogumelos salteados, Nosso arroz de pato, pérolas de beterraba e laranja, Contra filé grelhado com esférico cremoso de batata O menu Momentos inclui: couvert, Canjiquinha crocante com caldo quente de galinha caipira, A ostra, sua pérola e sua concha, Carvão de bacalhau, Risotto de trigo e siri mole, Foie gras de pato no tucupi, Leitão de leite, caqui na cachaça e rôti de alho negro, Gold Label & chocolate: café, amêndoas e maçã assada. Clos de Tapas: rua Domingos Fernandes, 548, Vila Nova Conceição, São Paulo. Tel. 11 3045-2291. É muito fácil chegar, pela Av. República do Líbano. Veja aqui.
Fotos: Mika Takahashi