Corinthians: tem japa no futebol

Mas não é pra jogar (ainda bem: diriam alguns).

No final do ano passado, o escritor e arquiteto SILVIO SANO lançou um livro inusitado para comemorar o centenário do timão do Parque São Jorge: um registro ilustrado dos principais gols que marcaram a história deste time que é amado por uns, odiado por outros, mas que é um mito indiscutível da realidade popular.

O escritor, arquiteto, ilustrador e chargista Silvio Sano: hobby de adolescência vira livro sobre o Centenário do Corinthians

“Corinthians 100 Anos – Gols Ilustrados” é um desses livros que acabam ocupando posição de destaque nas estandes, pelo fato de ser inusitado. Lá estão toda a armação do primeiro gol do Timão (isso foi em 1910), até o gol de número 10 mil, que aconteceu em 2010, marcado por Dentinho contra o Santo André.

No prefácio  lemos um trecho escrito por Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial, que editou este livro: “Corinthians 100 anos – Gols ilustrados” é um livro leve, lépido e solto, como os melhores atacantes que passaram pela história do clube. Descontraído como uma pelada de rua, jogada com bola de meia e pés descalços, e lúdico como um jogo de futebol de botão, jogado com o avô no quintal de casa”.

Todas as ilustrações e os comentários são do próprio autor, que fez questão de incluir também um capítulo dedicado aos goleiros. Afinal, eles não fazem tantos gols, e ficariam de fora deste livro se não fosse esta providência. Assim, “A Vez dos Goleiros” traz um capítulo sobre as boas defesas destes goleiros invencíveis.

O caminho do gol: story board, passo a passo, como num desenho animado

Para conceber este livro, Silvio lançou mão de um hobby de adolescência: rabiscar num papel a armação do gol. Coisas de arquiteto: com o desenho ele entende o Universo. Esse hobby o fez também desenhar todos os gols da Copa de 2002 (Japão e Coréia do Sul) e também o de 2010 (África do Sul). Suas perspectivas aéreas são um primor de construção, uma animação estática que revela as marcações e os posicionamentos estratégicos dos jogadores.  Na sua adolescência, em 1965, Sano chegou a desenhar quase a totalidade dos gols marcados, com essa mesma técnica. Como os jogos não eram transmitidos com tanta didática como agora, muitos dos seus desenhos são “licenças poéticas”, muita coisa é fruto do presumido. O que gera ainda mais curiosidade.

Ao lançar o livro do Centenário do Timão, Silvio deu a seguinte entrevista para o Jornal Band Esporte Clube. Veja como foi o processo de “montagem” deste livro original e sensacional:

E aqui, cenas do dia do lançamento no Museu do Futebol, além de um bom depoimento do autor, contando como este livro foi concebido.

SERVIÇO:Corinthians 100 Anos – Gols Ilustrados”, texto e ilustração de  Silvio Sano. Editora  Imprensa Oficial do Estado (SP). À venda nas principais livrarias de São Paulo (Cultura, da Vila, Martins Fontes, Fnac, Edusp, Arterix etc), Rio de Janeiro (Travessa- Distribuidora), Rio Grande do Sul (Corag- distribuidora). R$ 25,00.

0Shares